Muitas pessoas têm a sorte de saberem, desde cedo, qual o curso e carreira que desejam seguir; outros nem por isso. O portal eAGORA? pretende ser uma ferramenta que poderá ajudar os indecisos, ou aqueles que tiverem que fazer uma gestão mais cuidada em função das suas notas ou outros factores (como por exemplo, os valores das propinas ou a localização).
O portal eAGORA? desenvolvido no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), permite aos candidatos ao ensino superior a criação de um ranking pessoal de pares de cursos/instituições de acordo com os seus interesses e motivações, hierarquizando assim as suas prioridades.
Tudo começa com a simples atribuição de pesos de acordo com a importância atribuída a cada um dos critérios/indicadores disponíveis, sejam eles as provas de ingresso, a média, a localização, o valor da propina, a média final dos diplomados ou a empregabilidade, entre muitos outros. Estão disponíveis 25 critérios/indicadores.
Deste processo resulta uma listagem de cursos/instituições ordenados de acordo com a pontuação obtida por cada um deles, ou seja, o ranking pessoal. Os dados utilizados para o cálculo do ranking possuem como principais fontes os dados fornecidos pela DGES (Direção-geral do Ensino Superior), DGEEC (Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência) e pelo próprio Ministério da Educação. No portal pode ser verificada a fonte e o período respeitante a cada um dos dados em uso para o cálculo do ranking.
Encontram-se, presentemente, registados no portal 1.718 pares de cursos/instituições distribuídos por 720 cursos lecionados em 277 instituições de ensino superior. Não sendo a principal funcionalidade do portal, importa referir que existe um mecanismo de pesquisa de cursos que permite consultar os dados associados a cada par curso/instituição.
O portal eAGORA? foi desenvolvido no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) no âmbito do Projeto de Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão (IPC-ISCAC), elaborado por Paulo Pereira sob orientação do Prof. Doutor Jorge Bernardino (IPC-ISEC) e da Eng.ª Isabel Pedrosa (IPC-ISCAC).
Excelente iniciativa. Tomara no meu tempo existir algo parecido. :)
ResponderEliminar