2015/06/01

Newegg revela preço e data de lançamento do Windows 10


A Microsoft surpreendeu meio mundo ao revelar que o Windows 10 iria ser gratuito para quem já tivesse o Windows 7/8 e fizesse upgrade durante o primeiro ano, mas agora ficamos a conhecer aquilo que interessava saber: qual o seu preço para quem o quiser comprar.

A Newegg, popular loja online de material informático, parece ter-se descuidado e revelado por lapso os preços do Windows 10 e a sua data de lançamento. Assumindo que os dados estarão correctos, temos que o Windows 10 Home (OEM) irá custar 109.99 dólares, e o Windows 10 Pro (OEM) custará 149.99 dólares. Valores que são $10 superiores aos preços do Windows 8.1 na mesma loja.


Quanto à data de lançamento, a Newegg refere a data de 31 de Agosto. Uma data que não coincide com a anunciada pela Microsoft, de que o lançamento ocorreria em Julho, mas que poderá ser explicada se o lançamento for feito exclusivamente online, para upgrades e downloads, e as versões físicas ficarem disponíveis apenas um mês mais tarde.

Actualização: a Microsoft já anunciou o lançamento oficial do Windows 10 a 29 de Julho.


O que ficamos a saber também são os requisitos mínimos indicados para o Windows 10:
  • CPU de 1GHz ou mais rápido
  • RAM: 1GB (32-bit) ou 2GB (64-bit)
  • Espaço em disco: 16GB
  • Placa gráfica: DirectX 9 com driver WDDM
  • Conta Microsoft e acesso internet

Parecem cair por terra as esperanças de que a MS aproveitaria o Windows 10 para acabar de vez com a pirataria do seu sistema operativo, que ocorreria se o colocasse a um preço simbólico - mesmo que fosse apenas para a versão "Home" destinada ao uso doméstico. Resta o consolo de que todos os que já tiverem comprado um Windows 7 ou 8 (ou um computador onde já viesse pré-instalado) saberem que poderão passar para o Windows 10 gratuitamente, se assim o desejarem fazer.

1 comentário:

  1. Eu só tenho uma dúvida: O que acontece com os upgrades a licenças retail?

    ResponderEliminar