2015/06/13

ESA continua a procurar o Philae no cometa


A missão da sonda Rosetta ainda vai dar muito que falar, e os cientistas ainda não desistiram de encontrar o módulo de aterragem Philae que infelizmente andou a saltitar no cometa e acabou por pousar em local desconhecido, num local sem exposição solar e esgotado as suas baterias (embora se espere que com a aproximação ao Sol, possa começar a receber luz suficiente para voltar à actividade). No entanto, a busca pelo Philae continua, e vão aumentando as esperanças de que o mesmo possa ter sido encontrado.


Os cientistas tem feito um autêntico trabalho de detective na busca pelo Philae, combinando os dados sobre a localização aproximada derivada da última comunicação, com uma análise minuciosa das imagens "antes" e "depois" do cometa, para tentar determinar a sua posição.

Com base nas imagens, foram encontrados 5 potenciais pontos de interesse que poderiam ser o módulo, um dos quais está bastante próximo da zona teórica em que o módulo se deveria encontrar. Mas infelizmente as imagens não têm resolução suficiente para dar uma garantia a 100% (a equipa chegou ao ponto de simular qual seria a exposição solar no módulo com base na sua posição e ângulo de iluminação solar no momento em que a foto foi tirada, para ter uma melhor percepção de como o mesmo poderia ser captado pela câmara).

Vamos esperar que o pequeno Philae ainda surpreenda tudo e todos, e regresse à vida com uma boa dose de Sol a alimentar os seus painéis.

Actualização: parece que foi preciso falar... o Philae regressou à vida e já comunicou com a Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)