2015/06/01

LG Watch R afinal também suporta WiFi (mas de forma não oficial)


O Android Wear passou recentemente a contar com suporte WiFi nos smartwatches, libertando-os da necessidade de estarem no raio de acção das comunicações Blutooth, mas foi algo que só foi activado para um número bastante reduzido de modelos. Agora, a comunidade vem dar esperanças aos possuidores dos LG G Watch R, com um firmware alterado que também activa o WiFi neste modelo.

A revelação de que o WiFi iria ser activado no Moto 360, Sony Smartwatch 3 e Samsung Gear Live foi bem recebida, mas não deixou de causar alguma estranheza por não mencionar o G Watch R da LG - ainda mais quando o modelo que estreou a versão do Android Wear com WiFi foi o Urbane da LG, modelo que tem enormes semelhanças com o G Watch R.

Não deixava de ser estranho que a LG não tivesse contemplado essa possibilidade no G Watch R com hardware recente, quando até o Moto 360 - com hardware mais antiquado - o tinha feito; e agora a comunidade mostra que afinal é mesmo possível ter WiFi no G Watch R.

O processo não é recomendado a quem não se sentir completamente à vontade com o flashanço de kernels e firmwares não oficiais (e como sempre, com os habituais avisos de que poderão inutilizar o vosso smartwatch), mas vem demonstrar que o G Watch R suporta o WiFi, como se suspeitava. Pode dar-se o caso da LG ter optado por não o fazer por não estarem garantidas as condições para que funcionasse em condições (qualidade de recepção, autonomia, etc.) - mas certamente que isso irá agora ser posto à prova... e esperemos que não demonstre que a opção de não activar o WiFi neste modelo tenha sido meramente "política" como forma de incentiva a compra do modelo Urbane em vez do G Watch R.

4 comentários:

  1. A LG já veio dizer que irá disponibilizar o Wifi lá para Agosto/Setembro.

    Tenho estado a experimentar um, que não era para mim, mas estou a gostar tanto que se calhar já não sai deste pulso. Eu que já não usava relógio à bastantes anos, nunca pensei.

    ResponderEliminar
  2. http://www.technobuffalo.com/2015/05/24/lg-g-watch-r-update-will-enable-wi-fi-later-this-year/

    ResponderEliminar
  3. O mais estranho no meio desta questão do WiFi é que a funcionalidade (como não poderia deixar de ser...) vai ficar disponível através de uma actualização de firmware.
    Assim sendo, para quê todo este circo? Não tinha sido muito melhor para a imagem da empresa ter desde logo avançado com o suporte ao WiFi?
    Afinal não são só os pequenos players ( i.e. oneplus) a meter os pés pelas mãos.

    ResponderEliminar