Na tentativa de nos livrarmos da dependência da energia com origem em combustíveis fósseis, todos os tipos de energias alternativas e renováveis são válidas. Sol, vento, e água têm sido alguns dos meios mais usados, mas em breve poderemos adicionar-lhes a evaporação.
Temos aproveitado o ciclo da água para gerar energia com a descida da água de regresso ao mar, mas investigadores dizem ser possível aproveitarmos também a imensa energia que se gera no processo de evaporação.
Nos protótipos apresentados, vemos máquinas capazes de se auto-deslocarem, e também sistemas capazes de gerar electricidade suficiente para acender luzes; e o que torna tudo isto possível são... esporos! Estes investigadores descobriram esporos que se encolhem e expandem em função do nível de humidade, e que são capazes de superar a relação energia/peso de todos os outros materiais conhecidos (para sistemas móveis).
Posicionando secções com esporos em tiras, é possível criar autênticos geradores que apenas precisam de água para funcionar - sendo que, em escalas maiores, os investigadores dizem que seria possível a estes sistemas gerarem mais energia que os geradores eólicos ou painéis solares.
Será a biologia a solução para a revolução energética que tanto desejamos? :)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)