2015/06/21

Airbus E-FAN mostra-nos o futuro da aviação eléctrica


A aviação era uma área em que dificilmente se imaginava que os motores eléctricos a pudessem vir a revolucionar, mas no entanto é nesse sentido que todos estão a trabalhar, incluindo a Airbus.

Com o E-FAN a Airbus está a dar os primeiros passos que, no futuro, tornarão as viagens aéreas mais acessíveis que nunca - para além de também serem mais confortáveis, ecológicas e também silenciosas. O pequeno avião que serve de protótipo a esta tecnologia leva apenas duas pessoas e tem autonomia para 1h, mas logo de seguida surgirá um modelo com lotação para quatro pessoas, e todo o desenvolvimento feito servirá para criar um modelo de passageiros (lotação de 90 lugares).

Com estes motores eléctricos os custos de operação e manutenção dos aviões reduzem-se significativamente, tornando mais económico o processo de se obter a "carta" de piloto (brevet) e também tornar economicamente viável viagens que poderiam não o ser com aviões convencionais.

Para além disso, pilotos e passageiros apreciarão a ausência de ruído e vibrações que normalmente se associam aos aviões; sendo que com motores eléctricos o próprio processo de pilotagem se torna numa experiência mais agradável, com os motores a responderem de forma praticamente instantânea.




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)