2015/06/14

Os "truques" do iOS 9 para poupar a bateria


Recentemente vimos como o Google quer ampliar a autonomia dos dispositivos Android com o modo Doze do Android M; mas a Apple não está desatenta e também promete poupanças significativas para o próximo iOS 9.

O iOS da Apple é um sistema que tradicionalmente tem sido mais eficiente em termos energéticos que o Android. Isto deve-se em parte ao maior controlo que a Apple exerce sobre a sua plataforma (e não permitindo multitasking "à balda"), e também a uma melhor integração do software com o hardware, também desenvolvido por si e à sua medida. No entanto, nos últimos anos o Android tem feito grandes melhorias a nível da eficiência, particularmente com o KitKar (e futuramente com o Android M), e do lado da Apple também se continua a melhorar este aspecto.


Com o iOS 9 a Apple implementou ainda mais formas de poupar bateria, que deverão prolongar a autonomia em uso por mais 1h, assim como um modo de "baixo consumo" que promete dar mais 3h de vida ao iPhone (desligando todos os serviços considerados não essenciais e supérfluos).


Entre elas encontramos coisas como não acender o ecrã para mostrar notificações se o ecrã estiver voltado para baixo; assim como temporizadores optimizados que pretendem reduzir a quantidade de vezes que o smartphone tem que "acordar" dos modos de poupança de energia.

As recomendações da Apple para os developers é que não façam qualquer tipo de processamento a não ser quando a app está aberta e o utilizador está activamente a olhar para a informação; e há modos que permitem adiar a transferência de dados para quando se tiver acesso a uma ligação WiFi, ou que processamento mais intensivo, mas não crítico, só seja feito quando o equipamento estiver ligado à energia eléctrica.

... Resta esperar que os developers saibam tirar o melhor partido destas funcionalidades, pois continuam a ser frequentes apps "simples" (mas mal-feitas) que gastam bateria a um ritmo alucinante; enquanto outras bastante mais complexas são super-poupadas por estarem bem programadas.

De qualquer forma, vai ser ainda mais fácil descobri-las, uma vez que os detalhes do consumo por app irão passar a mostrar também o consumo discriminado feito com o ecrã ligado, e também em background.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)