2015/06/14

Anywhere SIM quer fazer roaming nacional e usar todos os operadores para melhor cobertura


Os operadores bem que podem anunciar terem excelentes coberturas, mas isso de nada servirá a quem viver em zonas onde essa cobertura seja problemática. O Anywhere SIM é um serviço que está prestes a chegar ao Reino Unido, e que irá usar as redes de todos os operadores para fornecer a maior cobertura possível aos seus clientes.

O sistema não é propriamente novo, sendo que na verdade tira proveito de uma funcionalidade que a rede GSM tem desde o início: o roaming. O roaming permite-nos estar contactáveis mesmo quando estamos noutros países ligados a outras redes; e aqui trata-se apenas de aplicar a mesma coisa dentro do próprio país, usando os operadores "concorrentes" como parceiros de roaming. Seria algo que os operadores bem poderia fornecer de origem, mas facilmente se percebe que por questões "políticas", isso não esteja no topo da sua lista de interesses.

Com o Anywhere SIM, os utilizadores não precisarão preocupar-se se estiverem numa zona onde um operador deixa de ter rede, bastando que apenas um (Vodafone, O2 e EE) deles o tenha para se ficar contactável.

A ideia é boa, mas infelizmente também vem acompanhadas de alguns pontos negativos, a começar pelo preço. Este serviço fica mais caro que os tarifários disponíveis, e para além disso não tem acesso às redes 4G nem tão pouco permite a transição de operador a meio de uma chamada (se estiverem a usar a rede Vodafone e passarem numa zona em que só existe rede O2, a chamada cai, e depois terão que a retomar no novo operador).

São limitações que não atrairão os consumidores normais, mas que poderão não preocupar aqueles que têm utilização esporádica/reduzida do serviço e dão prioridade a estarem contactáveis seja em que zona for.


Para terminar, não deixa de ser caricato que para conseguirem fornecer este serviço, a empresa tenha que ter feito parceria com uma entidade estrangeira para ter acesso ao "roaming" com todos os operadores, pois se fosse feito com base no UK os operadores não o permitiriam. Para todos os efeitos, o Anywhere SIM equivale a estarem a usar um cartão SIM de outro país e constantemente em roaming.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)