2015/07/18

Como vimos Plutão ao longo dos anos


A sonda New Horizons passou com sucesso por Plutão, objectivo principal da sua missão que demorou cerca de 10 a atingir, e torna-se por isso interessante ver a diferença daquilo que tínhamos antes quando se imaginava Plutão... e o que temos agora.

Plutão era o que se poderia chamar de "parente pobre" do sistema solar, sendo o único planeta (anão) que ainda não tinha merecido a visita de uma sonda - e portanto não tendo direito a fotos que nos permitissem ver com detalhe a sua superfície.

Em 1994, era esta a melhor imagem que tínhamos de Plutão e da sua lua Charon, obtida pelo Hubble.


Em 1996 passou a ter um pouco mais de definição:


E em 2002 passamos a ter um pouco mais de cor... mas sempre sem que fossem visíveis formas detalhadas na superfície.



Em 2015 tudo mudou... Com a New Horizons a aproximar-se a grande velocidade, as imagens de Plutão iam literalmente tornando-se cada vez mais detalhadas a cada dia:



Culminando a 13 de Julho com esta imagem que já se tornou icónica:



Mas numa aventura que no dia seguinte nos deu direito a imagens ainda mais próximas e detalhadas da superfície de Plutão.


Muito mais se irá ver certamente ao longo dos próximos meses, à medida que a NASA for recebendo todas as imagens captadas pela New Horizons, e que demorarão mais de um ano para serem enviadas para a Terra à fantástica velocidade de 2-4Kbps.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)