2015/07/14

Google Eddystone um "iBeacon" open-source


Há bastante tempo que se vão falando das potencialidades dos beacons Bluetooth (especialmente após a Apple ter falado dos seus iBeacons) mas a sua chegada ao mercado em termos práticos parece estar a demorar. Agora o Google tenta acelerar essa adopção com o seu Eddystone - um "iBeacon" open-source e mais versátil.

Tal como anunciado para o iBeacon, estes beacons bluetooth poderão ser usados para todo o tipo de coisas, desde a apresentação de descontos quando nos aproximamos de uma loja, como de uma ementa quando entramos num restaurante; mas a vantagem deste Eddystone do Google é que é open-source, e contempla diferentes tipos de utilização.

Nos iBeacons da Apple, cada beacon só transmite um código, que necessitará de uma app específica para ser interpretado e descodificado; neste Eddystone o Google prevê já algumas modalidades diferentes, como a possibilidade do beacon transmitir um URL (permitindo a sua utilização sem que se tenha que instalar uma app específica), ou de utilizar identificadores privados e rotativos que dificultem o processo de "clonagem" (para situações onde haja maiores necessidades de segurança). Fica também contemplado um canal de comunicação para gestão de frotas de beacons, sinalizando a posição e estado de cada um deles.

O sistema é multiplataforma, o que permite que estes beacons sejam utilizados por iOS e Windows Phones, mas obviamente que os developers ficarão com a vida facilitada ao utilizar Android, que contará com suporte nativo para os mesmos.

... Por cá, ficaremos a aguardar até que se comecem a ver os efeitos práticos destes beacons... e ver até que ponto a sua utilização não se virá a tornar numa "praga" que nos leve a desactivar a sua utilização para não estarmos continuamente a ser bombardeados com notificações sem qualquer interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)