2015/07/14

Micro earphones bluetooth Dot mudam-se para o Indiegogo depois de serem expulsos do Kickstarter


Os sites de crowdfunding são local em que encontramos centenas (milhares?) de projectos válidos e legítimos, mas infelizmente tornam-se também num terreno fértil para quem procura uma forma rápida e fácil de fazer dinheiro - como acontece com mais um projecto mediático: o dos micro-earphones bluetooth Dot.

Os Dot estrearam-se no Kickstarter onde rapidamente atraíram as atenções. Com um tamanho ultra-reduzido, este micro-earphones parecem tirados de um filme de espiões, e não faltava quem os quisesse. O problema é que estes micro-earphones não eram um novo produto, tratando-se apenas de "remarcar" um produto já existente e que seria vendido a preço inflacionado - algo que os responsáveis pelo projecto convenientemente se tinham esquecido de referir.

O site Kickstarter cancelou o projecto por conter informação enganadora; e em resposta o projecto simplesmente mudou-se para o Indiegogo, onde facilmente enganou mais umas centenas de pessoas, tendo já superado o seu objectivo de 30 mil dólares - um valor reduzido que também inspiraria cautela quanto ao desenvolvimento de algo de raiz.

Novamente, em nenhum lado é referido que os interessados estarão a receber um produto que já existe e está comercialmente disponível; e este incidente em nada abona para a reputação já bastante duvidosa do Indiegogo, que parece estar a tornar-se no local de eleição para este tipo de projectos enganadores.

Fica o alerta: antes de investirem num qualquer produto de crowdfunding, convém explorarem um pouco para verem se não se trata apenas de revender um produto chinês já existente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)