2015/07/21

Google mata o Google+ Photos em favor do Google Photos


Quando o Google nos revelou o seu Google Photos separado do Google+, já se sabia que seria uma questão de tempo até que as fotos no Google+ fossem para o cemitério dos produtos Google descontinuados - e agora esse momento chegou.

O Google quer dizer o adeus definitivo ao Google+ Photos, e como tal aconselha que todos os utilizadores se mudem para o Google Photos (só a questão dos nomes já seria justificativo para não manter os dois serviços, idênticos mas diferentes), pois o Google+ Photos começará a ser desactivado já no próximo dia 1 de Agosto. Este encerramento será feito de forma faseada, primeiro na app para Android, e posteriormente também no iOS e na web.

Para a maioria dos utilizadores, a transição será tão simples como simplesmente passar a usar a nova app (coisa que o Google+ Photos também já vos terá sugerido há algum tempo). Para quem optou por guardar as suas fotos neste serviço, eles já estarão "na cloud" de qualquer forma.

De criticar apenas a opção do Google de, mais uma vez, obrigar os utilizadores a saltar de um serviço para um novo sem sequer se preocupar com a implementação de todas as funcionalidades existentes no antigo. O novo Google Photos pode ter muitas coisas boas, mas uma das coisas que (ainda) não tem é um editor de fotos ao nível do que existia no Google+ Photos. Parece-me que será apenas uma questão de tempo até que o mesmo editor seja disponibilizado no Google Photos... mas bem que o poderiam ter feito antes de obrigarem as pessoas a mudar.

2 comentários:

  1. outra funcionalidade que usava com frequencia e agora ainda não encontrei era a possibilidade de transmitir as fotos para o Chromecast. De momento a opção que tenho usado é transmitir o ecrã do Nexus mas não é tão funcional :(

    ResponderEliminar
  2. E acho que deveria ser implementado um sistema de pastas, ou pelo menos possibilidade de identificar os dispositivos de origem de onde foram carregadas...
    Tenho milhares de fotos carregadas e para encontrar uma especifica não é fácil.
    No entanto reparei numa situação brutal e assustadora ao mesmo tempo. Se fizer pesquisa por nome de um amigo, ele consegue-me encontrar fotos dessa pessoa.
    Achei até relativamente simples devido ao facto de hoje em dia termos montes de fotos espalhadas pela net...

    Foi então que pesquisei "Mãe"... A minha mãe tem conta no facebook e uma conta de mail no gmail. No entanto praticamente não partilha fotos dela online. Ainda assim, a pesquisa do Google Fotos encontrou com uma precisão incrível a maioria das fotos em que ela aparece na minha colecção. Inclusivé em videos em que ela aparece no meio de uma multidão... =|

    Só posso pensar que o Google sabe sobre nós muito mais do que nós sabemos... E nao sei se é bom ou mau.

    ResponderEliminar