2015/07/20

Encomenda de comida online prestes a superar encomendas telefónicas


Parece que há mais uma área da sociedade em que as pessoas preferem dispensar lidar com uma pessoa real e optar pelas soluções mais tecnológicas. Nos EUA, a encomenda de comida feita através da internet está prestes a superar os pedidos feitos por telefone.

A evolução tem sido assustadora. Se em 2010 as encomendas online de comida eram uma pequena fracção face às encomendas feitas por telefone, desde então o panorama tem sido de uma rápida aproximação, sendo que para 2016 se espera que as encomendas online já superem as encomendas telefónicas.


Há muitas outras áreas em que a tendência tem sido optar pelos sistemas informáticos - aos anos que os bancos nos foram empurrando (quase literalmente) para as caixas automáticas; nos hipermercados vão-nos empurrando para as caixas self-service (e também para as compras online com entrega ao domicílio); e em todos os sectores, a comodidade das compras online começa a ser cada vez mais mais atractiva.

Na comida há apenas a "pequena questão" da necessidade de a receber em tempo útil, situação que já é dominada por algumas empresas (nomeadamente as que já estão pré-orientadas para este tipo de serviço, como a Telepizza) - mas que tem sido terreno fértil para o surgimento e crescimento de empresas de entregas de comida que disponibilizam esse serviço para restaurantes que não estão interessados em fazê-lo directamente (como por exemplo o Comer em Casa.)

Bem... pelo menos resta-nos o conforto de ainda ver uma pessoa quando abrimos a porta de casa para receber a comida... a não ser que entretanto isto comece a ser feito por drones voadores ou automóveis sem condutor.

3 comentários:

  1. Estive no Brasil há algum tempo e em uma reunião em casa de amigos, lá para as tantas, alguém sugeriu pedir um "lanche". Quando vi meu amigo fazê-lo pelo smartphone e não directamente por telefone, questionei-o a respeito. Ele explicou-me que aquela determinada cadeia de comida rápida tinha os pedidos integrados em uma central, independente da origem (telefone, internet ou no próprio restaurante). É incrível como a gestão integrada pode fazer esses "milagres".

    ResponderEliminar
  2. Também já vai havendo alguns casos de pequenos restaurantes onde tudo funciona online, e sem nada de grandes sofisticações. Costumo comprar comida num restaurantezeco ao pé de casa pelo Facebook. Eles publicam a ementa todos os dias e os clientes encomendam por mensagem via facebook. Mais simples não podia ser.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar