2015/07/10

Samsung prepara ecrã com resolução 11K para smartphones


A Samsung prepara-se para horrorizar todos aqueles que acham exagero ter ecrãs Full HD e 2K em smartphones, anunciando que está a trabalhar em ecrãs com resolução 11K(!) e densidades de 2250ppi.

Actualmente, a resolução de 2560x1440 utilizada nos smartphones (e densidades que se aproximam dos 600ppi) já é considerada exagerada e dispensável por muitos, mas isso parece em nada afectar a determinação da Samsung em fazer mais e melhor. Se alguns fabricantes já nos iam dando indícios de que em breve teríamos ecrãs Ultra HD 4K para smartphones, a Samsung revela agora que as suas intenções vão muito para além disso, com ecrãs com resolução 11K e densidade de 2250ppi para equipamentos móveis.

Segundo a Samsung, com esta densidade será possível obter-se um realismo nunca antes visto, que permitirá criar um efeito "3D" sem necessidade de usar óculos ou outros artifícios.

Independentemente de tudo isso (por mim já sabem que sou um fã da resolução, e "quanto mais melhor"!) fico ainda mais satisfeito por imaginar as demais possibilidades que ecrãs com esta densidade possibilitam. Por exemplo, tornariam possível a criação de ecrãs "lightfield" com efeito holográfico 3D; para não falar na sua aplicação em óculos de realidade virtual, onde tal densidade e resolução permitiram tornar o efeito "screen door" de separação dos pixeis numa memória do passado.

Se tudo correr bem, os primeiros protótipos poderão ser mostrados ao público já em 2018, e será bom que por essa altura os ecrãs 4K já se tenham tornado comuns nos portáteis, que actualmente já são ridicularizados por ter ecrãs com resolução inferior à de grande parte dos smartphones.

2 comentários:

  1. Se tudo correr bem, os primeiros protótipos poderão ser mostrados ao público já em 2018, e será bom que por essa altura os ecrãs 4K já se tenham tornado comuns nos portáteis, que actualmente já são ridicularizados por ter ecrãs com resolução inferior à de grande parte dos smartphones.

    Venham eles ahaha

    I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não se vão tornar... são segmento diferentes... olhs os portáteis ainda com ecrã HD... e assim, e os smarts com FHD como padrão

      Eliminar