2015/07/17

WiFi Aware quer ser alternativa aos beacons bluetooth

Ainda ontem falávamos do sistema para beacons bluetooth open-source do Google, e eis que a WiFi Alliance vem demonstrar que está atenta e também tem uma solução para o problema: o WiFi Aware.

O WiFi muito tem evoluído ao longo dos tempos, mas mesmo com todas as melhorias ainda continua a ser um sistema que só consegue trocar informação depois dos equipamentos terem estabelecido uma ligação inicial. Algo que este WiFi Aware virá mudar.

Com o WiFi Aware, os equipamentos poderão transmitir pequenos blocos de informação, suficientes para que a chegada a um local permita a um dispositivo mobile apresentar automaticamente e rapidamente a presença de dispositivos como impressoras, outros smartphones, e demais acessórios; e facilitar a sua interligação. Permite também replicar/substituir o funcionamento que se tem atribuído aos beacons bluetoothe, como o de apresentar notificações quando nos aproximamos de um local que disponibiliza uma promoção, por exemplo.

A WiFi Alliance diz que o aspecto da eficiência e consumos não ficou esquecido, com o WiFi Aware a usar um sistema de sincronização que faz com que seja extremamente poupado (mais que o de uma ligação WiFi convencional) - coisa que só poderemos comprovar lá mais para o final do ano, quando começarem a ficar disponíveis produtos e apps que comecem a tirar partido desta tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)