2015/08/14

Como ver o que está a ocupar espaço no Chrome OS


Os Chromebooks e o Chrome OS foram pensados para libertar os utilizadores das preocupações tradicionais na gestão dos seus computadores, mas por vezes podemos deparar-nos com a necessidade de descobrir o que está a ocupar espaço.

O Chrome OS é um sistema pensado para um funcionamento simbiótico com a "cloud" e, como tal, livre dos habituais constrangimentos do hardware local. No entanto, isso não impede que continue a haver a necessidade de espaço local para guardar todo o tipo de conteúdos, fazendo com que rapidamente o seu espaço livre diminua para níveis preocupantes.

Felizmente, o Chrome OS tem um explorador de ficheiros que, à semelhança dos outros sistemas operativos, nos permite ver que coisas temos acumuladas por lá, e eliminar aquilo que já não precisamos. Infelizmente, por vezes podemos descobrir que esses ficheiros não explicam o pouco espaço livre que temos disponível. Se for esse o caso, podemos sempre espreitar de forma mais atenta o que se passa, escrevendo o seguinte na barra de endereços:

  • chrome://quota-internals



Este endereço leva-nos para a página de gestão de espaço interno do Chrome OS, onde podemos ver todo o espaço que está a ser ocupado pelos diversos sites que visitamos, normalmente na ordem dos vários megabytes por cada site. Bastará multiplicar isso por centenas ou milhares de sites visitados para descobrir que estes poucos megabytes podem afinal representar centenas de megabytes ou até alguns gigabytes.


Se formos até ao "stored data" na página de settings do Chrome OS, teremos acesso a ainda mais dados, que para além do espaço ocupado mostrarão coisas como as permissões dadas a cada site, e até o impacto que tiverem no consumo de energia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)