2015/08/06

iTunes é ilegal no UK por permitir "ripping" de CDs de música


Depois de um passo dado em frente, o governo britânico deu dois para trás e voltou a considerar ilegal a cópia de CDs mesmo para uso privado ou para backups - uma medida que tem como resultado coisas como: tornar ilegal o iTunes da Apple.

Quem já me acompanha por aqui há algum tempo saberá que nada teria contra uma lei que proibisse o uso do iTunes (que considero uma das maiores aberrações de sempre), mas aqui o problema é o modo como isso acontece no Reino Unido. O iTunes torna-se ilegal unicamente por permitir o "ripping" de CDs de música, copiando-os para o computador (e/ou iPhones e iPads associados.)

O Reino Unido era um dos poucos (único?) país da Europa onde os utilizadores não podiam (legalmente) fazer uma cópia para uso pessoal de um CD ou DVD que tivessem comprado; e depois de isso, finalmente, se tornar possível, logo vieram as associações de protecção dos artistas reverter essa lei e pedindo compensação para os autores por esse "enorme prejuízo" (bem, o que eles querem sabemos nós: uma taxa ao estilo da que por cá nos cobram por cada GB de memória, independentemente de nela nunca vir a ser guardado qualquer conteúdo com direitos de autor.)

Conclusão: todo e qualquer programa que permita essas funcionalidades é ilegal, o que torna o iTunes da Apple ilegal. Ainda mais caricato é que a levando-se a lei à letra, é também ilegal fazer qualquer backup de um conteúdo com direitos de autor... e, considerando que é praticamente impossível que no meio dos milhões de ficheiros de um computador não se encontre algum que o seja, isso também faz com que todo e qualquer backup feito no Reino Unido será, muito provavelmente, ilegal.


... É realmente uma boa técnica, para incentivar todos os britânicos com um qualquer pingo de bom senso a considerarem as questões dos direitos de autor uma autêntica palhaçada (que incentiva a que se tornem "criminosos"!)

3 comentários:

  1. Eu moro no Reino Unido mas nao estou preocupado porque eu nao compro um cd ou dvd a anos.Alias originais so Anti Virus e jogos como Fifa e FM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que orgulho...
      Sabe que quem produz os jogos, filmes e música que consome também têm de comer?

      Eliminar
    2. Sabes que estamos em 2015 e a pirataria é a única forma de conseguirmos demonstrar que o método actual é uma porcaria e só serve para alimentar chulos?

      Sabes a percentagem que o artista recebe por CD? e a diferença abismal que recebe a editora?

      Streaming. On-demand. Spotify. Steam. É para lá que se caminha, o resto é século passado.

      Eliminar