2015/08/16

Mapa espacial 3D mostra-nos tudo o que temos em órbita


O espaço é um local imenso, mas não se pense que isso significa que é deserto. E nada como olhar para um mapa de todos os objectos conhecidos que temos em órbita para o comprovar.

Este Stuff in Space recorre aos dados do Space-Track.org, que segue todos os objectos em órbita com tamanho superior à de uma bola de ténis, para nos apresentar uma visualização 3D da sua posição em tempo real.

O mapa inclui satélites activos, inactivos, e todo um vasto conjunto de lixo espacial que continua a ser monitorizado atentamente, para garantir que não põe em risco outros satélites ou missões espaciais. Quando se considera que actualmente esta base de dados conta com mais de 150 mil objectos(!) já se fica com uma pequena ideia da magnitude do problema.

Sugestão: fazer zoom de modo a que consigam ver Portugal... e depois observar atentamente o movimento de todos eles, que funcionariam muito bem como screen saver. :)

Ou então filtrarem por grupos (no canto superior esquerdo), e verem a diferença das órbitas de satélites como os IRIDIUM, que permitem os telefonemas por satélite; ou os nossos bem conhecidos GPS ou GLONASS, que permitem que os nossos smartphones e sistemas de navegação saibam precisamente onde estão, em qualquer ponto no mundo. E também por lá andam as famosas agulhas espaciais do projecto West Ford!

1 comentário:

  1. Já conhecia. No entanto, é realmente muito interessante. Obrigado!

    ResponderEliminar