2015/08/16

Bevel transforma smartphones em scanners 3D


Se são fãs das capturas em 3D, há um projecto no Kickstarter que merece a vossa atenção: o Bevel é um pequeno acessório que transforma um smartphone ou tablet num scanner 3D.

Há várias apps que fazem coisas surpreendentes, permitindo captar imagens e reconstruir objectos 3D. Mas, tudo funciona melhor quando se tem uma ajuda externa, como a assistência de uma linha laser que serve de referência para captar a informação 3D - que é precisamente o que faz este Bevel, que já superou o seu objectivo no Kickstarter.

Os resultados irão variar bastante, em função daquilo que estiverem a fotografar (cenas em movimento serão sempre complicadas de captar), mas o objectivo do Bevel é funcionar como uma câmara 3D para situações onde não seja necessária grande precisão ou detalhe. Embora nada vos impeça de utilizar o sistema para fazer scans mais cuidadosos em objectos estáticos.

O preço de $49 não é demasiado excessivo, consistindo num pequeno módulo que encaixa no jack áudio e capaz de projectar uma linha laser; mas há que ter em conta que o verdadeiro trabalho está a ser feito pelo software, e que bem se poderia estar a utilizar um apontador laser de poucos euros a projectar a linha, para se obter o mesmo resultado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)