2015/08/03

Música ambiente sem taxa PassMusica - sim, é possível

Um dos tormentos que aflige qualquer estabelecimento que deseje passar música ambiente, quer seja uma simples sala de espera ou um bar ou restaurante, é a de inevitavelmente receber uma visita da Passmusic, que rapidamente se apressa a somar os euros que diz serem necessários para que isso possa ser feito de forma legal. O que se esquecem de dizer, é que não são obrigados a fâze-lo, existindo serviços que disponibilizam música ambiente sem pagar essa "renda".

Na origem de tudo isto está o licenciamento de Execução Publica dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos, com a PassMúsica a exigir as taxas a referentes a essa mesma Execução Pública - mesmo quando não tem direito legítimo sobre elas (ao contrário do que acontece com a taxa da SPA, a qual não se pode evitar, nem mesmo quando recorrem ao rádio ou TV)

A Arcomédia é uma empresa que fornece diversos serviços, incluindo o de música ambiente via streaming pela Internet, e que utiliza apenas obras de autores e executantes seus, que cedem os direitos para este tipo de execução - escapando à taxa PassMúsica que essa entidade tenta fazer passar como obrigatória.

São já várias as pessoas que conheço que têm recorrido a este serviço, algumas delas em simples jeito de "retaliação" pela forma como foram tratadas (abusadas?) pela Passmusic e as suas tácticas que nalguns casos melhor seriam descritas como sendo de extorsão, em vez de fazerem a abordagem de forma mais apropriada e informativa, indicando as potenciais vantagens que se teriam (em vez de ser um simples "ou paga, ou paga!")

Portanto, é como é... quem tiver um espaço onde deseje passar música ambiente genérica, é só dar um salto à Arcomédia e escolher um dos vários estilos disponíveis, que vão do jazz à música pop, do rock à música brasileira, e muitos outros.

15 comentários:

  1. Boa tarde,

    Efectivamente é de destacar este tipo de oferta, bem como, realçar que existem mais opções idênticas à apresentada: http://mediacenter.pt/musica-ambiente/

    Pela minha parte, enquanto cliente, estou bastante satisfeito com o preço e serviço da Mediacenter.

    ResponderEliminar
  2. Com o andar das coisas, este tipo de serviço vai começar a ser mais comum...

    ResponderEliminar
  3. eu aderi ao serviço da Arcomédia e com a nova Plataforma WEB, funciona 5*. Gostei muito de preço. Muito acessível.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,

    Se for outro canal/aplicação de streming (pago) como TIDAL também serve?

    Obrigado,

    ResponderEliminar
  8. como posso aderir e quais as vantagens ?

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,

    SE for outro canl/aplicação de streaming (pago), como o SPOTIFY por exemplo, também se aplica?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  10. OK, lá vou eu,)
    O sr que em principio é o agente do pass música em Algarve, pede um café e uma água e pede fatura. É assim que ele angaria clientes.
    No meu caso eu tive 2 casas. Como na primeira o sr fez com os meus dados da fatura o contrato de uma coisa que eu nem usava, na segunda casa mal entrou pela porta já soube que o sirvo mas fatura nem pensar. Depois de ele chamar o GNR..... Longa história.....
    Mas agora 4 anos depois está entidade vem me penhorar o ordenado sem sequer ter ido a uma única audiência.....
    É depois verardo e o Vieira são os ladrões.... Hmmmmmm

    ResponderEliminar
  11. OK, lá vou eu....
    O pass música consegui penhorar os meus bens sem sequer uma audiência em tribunal... Hmmm esses gajos

    ResponderEliminar