2015/09/18

Adblockers já estão no top dos downloads para o iOS9


Uma das novidades do iOS 9 foi permitir a fácil integração de adblockers com o browser do sistema. Pouco mais de 24h após a sua chegada, os adblockers na App Store já lideram as tabelas de downloads.

Sem grandes surpresas, a chegada do iOS9 já fez disparar a adopção dos adblockers, que já ocupam o top dos downloads na App Store, e isto numa altura em que o iOS9 ainda chegou apenas a 12% dos dispositivos iOS (em 24h) - e também tem feito desesperar alguns utilizadores que têm ficado com o iPhone encravado no processo de actualização para o iOS9 (eu ainda recentemente alertei para o facto de qualquer actualização de sistema ser sempre um risco em potencial.)

O que é certo é que esta visibilidade redobrada dos adblockers está a começar a fazer tremer toda a "indústria" da internet, onde grande parte dos sites depende quase exclusivamente dos ganhos da publicidade para conseguirem manter-se em actividade. Encontrar um equilíbrio entre o que é considerado "publicidade aceitável" e o corte total da mesma (e impacto na viabilidade de muitos sites) vai ser sempre um tema polémico... mas onde, como se costuma dizer, o "cliente tem sempre razão", e cabe-lhe a ele decidir de quer bloquear a publicidade ou não.

... Quanto a mim, quero ver se o Google seguirá caminho idêntico, e facilitará a integração de adblockers no Chrome Mobile (será difícil justificar não o fazer, quando na sua versão para o desktop dá essa liberdade aos utilizadores, não é?)

9 comentários:

  1. os a culpa é das paginas que atulham o site de publicidades, que nem sabes que butao carregar -.-', se tive-sem todos publicidade como o abertoatedemadrugada nao havia necessidade de usar, praticamente nao se nota entre addblock ligado ou desligado(esta sempre desligado para esta pagina), quem nao abusa é recompensado XD

    ResponderEliminar
  2. sim, com excepções de poderem trabalhar no apple news e mais não sei onde
    Apple a fazer escolhas e limitações pelo utilizador #goldengarden

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dentro de cada app manda o developer... como sempre foi (Quer seja a nova app de news da Apple, como Facebook, ou Google, ou qualquer outra.)

      Eliminar
    2. sim. mas ads dentro de Apple News e facebook são inbloqueaveis. Limitado pelo iOS mesmo. é um bocado abuso, não?

      Eliminar
    3. Passa-se precisamente o mesmo com o Android. Dentro de cada app, manda a app. Se o seu criador não quiser mostrar publicidade, não mostra. Ninguém o obriga a isso.

      Se te referes a querer sobrepor-te a nao ver pub dentro de uma app que a exiba, isso é outro assunto (tanto num sistema como no outro) - e já obriga a processos mais complicados, quer de root, quer de filtragem a nível de rede/proxys, etc

      Eliminar
    4. estou com dificuldade em fazer-me entender. a apple com isto OBRIGA aos criadores de APPs a verem a sua publicidade e fontes de receitas bloqueadas por quem usa o adblocker. A apple oferece isto

      Contudo a apple bloqueia os bloqueios de publicidade nas suas proprias apps e no facebook.

      Eliminar
    5. Acho que se está a tentar complicar uma coisa que é simples. Está precisamente tudo como estava dantes... a única diferença é que agora quem quiser pode instalar um adblocker com mais facilidade - e se não fosse por este método, seria por outros, como o recém lançado adblock browser.

      Eliminar
    6. Correto. Mas esses adblockers não podem bloquear ads no site do facebook e da apple. A Apple não quer provar o seu próprio veneno.

      Imagima que era a Microsoft a fazer isto, já estava tudo louco

      Eliminar
    7. Não sei onde leste isso... há adblockers para iOS que até te deixam definir as próprias regras, logo, até podes bloquear o site da Apple e do Facebook a 100%.

      Eliminar