A Apple não tem por tradição especificar minuciosamente todos as características dos seus equipamentos, e a memória dos novos iPhone 6S e iPad Pro eram um dos aspectos que faltava esclarecer. A resposta parece vir do próprio emulador de iOS, que indica 2GB e 4GB de memória para os novos iPhone 6S e iPad Pro respectivamente.
O rumor de que o iPad Pro chegaria com 4GB de RAM já tinha começado quando a Adobe se descaiu e tinha referido esse detalhe, prontamente removido dos seus comunicados. Mas isso não estava a convencer todos, sabendo-se a apetência da Apple por manter a memória RAM em níveis reduzidos (quando comparado com os restantes equipamentos no mercado.) Aliás, basta referir que o iPhone 6 tem apenas 1GB de RAM, quando no campo do Android há mais de dois anos que é comum vermos dois ou mais gigabytes de RAM nos modelos de gama superior.
Mas parece que será com o iPhone 6S que a Apple reconhece finalmente a necessidade de aumentar a memória, e quem parece dar a prova mais fiável disso é o simulador de dispositivos da própria Apple presente no Xcode. Correndo-se no emulador uma app que mostra a quantidade de memória disponível, temos que o iPhone 6S aparece como tendo 2GB de RAM, e o iPad Pro reporta 4GB de RAM. Para tentar minimizar a hipótese de erro, correndo a mesma app com o simulador a fazer o papel de um iPhone 6 indica correctamente apenas 1GB.
A memória extra não tem impacto directo no desempenho na maioria das apps, mas permitirá um maior "conforto" em situações de apps a correr em background (como no caso de apps no Apple Watch), e em coisas como múltiplas páginas abertas no browser, onde por vezes essa falta de memória se faz notar com a necessidade de recarregar páginas.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)