2015/09/09

Apple revela iPad Pro de 12.9" com Apple Pencil e teclado


Afinal a Apple sempre decidiu quebrar a tradição e apresentou o iPad a par do novo iPhone, e o que temos é o iPad Pro, que não só é maior como também vem acompanhado de um teclado e Apple Pencil.

O iPad Pro mantém o design habitual dos iPads, mas aumenta consideravelmente o seu tamanho. Com um ecrã de 12.9" (com 2732x2048 pixeis), equivale a praticamente dois iPads normais lado a lado, e vem com o novo CPU A9X, que tem praticamente dobro do desempenho (incluindo na velocidade do storage, um dos elementos que estava a ficar para trás e que tem sido uma limitação nos dispositivos móveis). A Apple refere que o desempenho deste iPad Pro começa a rivalizar com o que se obtém nos portáteis tradicionais. Temos também quatro colunas, que se ajustam automaticamente em função da orientação, para criar um campo sonoro stereo adequado.

[No iPad Pro, o teclado touch tem o tamanho de um teclado real]


Também como se esperava, a Apple revelou um novo acessório: o Apple Pencil.


O Apple Pencil é um stylus activo (carrega directamente na porta Lightning do iPad), e que para além de permitir desenhar no iPad com diferentes níveis de pressão, também permite o reconhecimento da inclinação do stylus. A par da baixa latência de reacção aos toques (a frequência de captura duplica quando se está a utilizar o Apple Pencil), é meio caminho andando para conquistar todos os que usam tablets para desenhar - e que estejam dispostos a dar mais $99 pelo Pencil.



E para que o Surface não se sinta só como tablet que tem uma capa teclado, também o iPad Pro ganha um teclado que serve de capa - usa novos contactos na parte lateral, para alimentar o teclado e comunicar com ele. Também não deixará de ser curioso que a Apple tenha convidado a Microsoft para apresentar o Office como app de demonstração neste lançamento - talvez para demonstrar que não há ressentimento entre as empresas... ao contrário do Google, que nem foi referido por uma única vez.



O iPad Pro fica disponível em Novembro e quanto a preços: começa nos $799 para a versão de 32GB, e salta para os $949 para a versão de 128GB. A versão com 4G/LTE e 128GB fica por $1079.




1 comentário:

  1. Pelo que vi na apresentação, esse teclado não permite ajuste da inclinação, se for mesmo assim, é um acessório bastante mau, principalmente pelo custo que tem.

    ResponderEliminar