2015/09/09

Apple revela novos iPhone 6S com 3D Touch e vídeo 4K


Depois do iPad Pro e Apple TV, foi vez dos esperados iPhones 6S. iPhones que continuam com o design idêntico ao do iPhone 6, mas agora com 3D Touch.

O novo iPhone 6S vem com hardware melhorado (e alumínio mais resistente), mas o ponto que a Apple opta por usar como elemento de destaque é o 3D Touch. Depois do iPhone ter popularizado os touchscreens capacitivos e o multitouch, a Apple quer agora dar o salto para a 3ª dimensão, com o reconhecimento da pressão.


De que forma é que Apple implementa este 3D Touch de forma a que não se torne numa curiosidade que ninguém usa? É simples... adicionando-o a praticamente todo o sistema, com um toque mais carregado a permitir o acesso a coisas como o preview de links, emails, eventos, sem ter que se entrar directamente na app, e se pressionarmos com ainda mais força a entrarmos no respectivo elemento. (E podemos também aplicar gestos a estes toques com mais pressão, para funções adicionais). No icon das apps, o 3D Touch permite o acesso a funções frequentes, como por exemplo, saltar directamente para um modo "selfie" na câmara.


No hardware, o iPhone 6S recorre ao A9, 70% mais rápido que o A8, e 90% mais rápido no GPU, permitindo desempenho mais rápido (e que será uma mais valia para os jogos, que ganham gráficos melhorados e ainda mais efeitos.) Também vem com o co-processador M9, agora integrado no mesmo SoC; e o sensor Touch ID para reconhecimento de impressões digitais também foi melhorado, prometendo o dobro da velocidade no reconhecimento. Falar com a Siri também passa a ser mais directo graças ao "Hey Siri" que está permanentemente à escuta (ao estilo do que alguns Android já fazem com o Ok Google).




A câmara sempre foi um dos elementos importantes no iPhone, e o 6S não se esquece desse detalhe. A câmara iSight passa para 12MP, mas continuando a apostar na qualidade (com tecnologias que a Apple diz ter desenvolvido especificamente para o iPhone). Pelas imagens que mostra, os resultados parecem confirmá-lo, mas sem dúvida que isso será posto à prova rapidamente.

Do lado da frente, temos uma nova câmara de 5MP, e agora com "flash frontal", em que a luz é fornecida pelo ecrã - mas com um sistema que aumenta a luminosidade até 3x mais do que é possível em modo normal.


As fotos no iPhone 6S passam também a ser Live Photos. Fotos animadas com cerca de 3s, que mantêm a resolução total da foto.

E agora... a Apple facilita a transição de quem venha de um Android, com uma ferramenta de transferência de Android para iOS.



Os preços do iPhone 6S mantêm-se idênticos aos actuais, com o lançamento a ser feito a 25 de Setembro (Portugal fica para a segunda fase de lançamento). Mas a Apple inaugura uma nova modalidade: o iPhone Upgrade Program. Onde por $32/mês os utilizadores ficam com um iPhone e o direito a fazerem o upgrade para o novo iPhone a cada novo ano. Basicamente um leasing "vitalício" para ter sempre acesso aos iPhones mais recentes (ou pagarem durante 24 meses para ficarem com o equipamento actual). Por agora está apenas disponível nos EUA, mas a ideia é ser alargado a outros países.

O preço do espaço na iCloud foi reduzido (50GB por $0.99/mês), e quanto ao iOS9, chega já na próxima semana, a 16 de Setembro.



8 comentários:

  1. Gostei do novo Iphone , mas fica algo que nao referiam !
    Memória ram ,videos 4 k num ecrá que nao passa full hd , carregamento wireless, entre outras coisas o ios 9 !

    ResponderEliminar
  2. A Macieira já nos habituou a dar só algumas maçãs que julga serem as mais sumarentas, mesmo que contenham bicho..., por outras palavras, só fala do que lhe dá mais jeito... ;)

    ResponderEliminar
  3. Simples. Quem não gosta de "Maças", come "Doces". :)

    ResponderEliminar
  4. Uma grande desilusão... 1- Manter 16gb base num smartphone que grava a 4k? 2- Live Photos é só video curto com outro nome... 3- Bateria super fraca... 4- Pelo que vi, o 3D touch não traz nada de novo, para abrir os 'menus' é preciso pressionar durante mais tempo (para que o SO saiba que não foi um toque mais forte acidental), para isso um ecra touch normal da pra fazer o mesmo, ficar a pressionar um pouco mais tempo e aparecem as tais funções novas...

    Só o iPhone Upgrad Program é que achei interessante, porque acabamos por ter um smartphone novo + Apple Care por apenas 384$

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1- verdade. deveria ter no minimo 32gb.
      2- Se formos por aí, todos os videos são fotos sequenciais.. O live photos muda um pouco o conceito de foto, isto tendo em conta que o espaço que ocupa é praticamente o mesmo..
      3- bateria parece a mesma do iphone 6, usando um processador que diminui consumos.
      4- o 3d touch muda novamente o conceito do uso de écrans em telemóveis.. como quando introduziram o multi touch..
      É mt caro. Compra quer quer. Quem não quer, não compra.
      Apesar de muitos haters, vai bater records novamente..

      Eliminar
    2. Sobre as LivePhotos, vi em sites que os Lumias já têm algo igual (mas sem som) à bastante tempo, eu mesmo tenho um Lumia mas como não me interesso por fotos nem sei como funciona. Acerca do 3D touch é claro que só posso tirar uma conclusão final experimentando-o, mas como eu disse, pelo que vi na apresentação, todas as funções com o 3D touch, dão pra fazer igualmente em um ecra touch normal, só para desenhar linhas mais finas/grossas é que não dá mas o 3D touch tendo só 3 níveis de pressão, não vai ajudar muito (além disso, quem é que vai desenhar em um iPhone?)...

      Eliminar