2015/09/29

Microsoft responde (finalmente) às questões de privacidade do Windows 10


A chegada do Windows 10 foi recebida com bastante desconfiança por parte de alguns utilizadores, descontentes com as liberdades que o novo sistema toma com os seus dados, embora para quase tudo existam explicações plausíveis e lógicas. E são precisamente essas explicações que a MS agora dá, oficialmente.

As questões levantadas não podiam ficar sem resposta, e a Microsoft lá veio abordar a questão do Windows 10 e a privacidade dos utilizadores. A MS diz que os dados recolhidos servem para melhorar o sistema, mas que é o utilizador que controla que tipo de informação é partilhada com a Microsoft, e que logo de origem tenta sempre evitar a recolha de informação que permita identificar um utilizador.

Estes dados recolhidos já permitiram à Microsoft reagir em menos de 24h a problemas, efectuando correcções e lançando actualizações assim que esses dados revelam problemas; e no caso da Cortana, que exige o acesso a mais tipos de informação, voltam a frisar que cabe ao utilizador activar o serviço, podendo desactivá-lo a qualquer momento.

Seria a resposta esperada da Microsoft, que servirá para sossegar alguns utilizadores... mas que outros não deixarão de ver como sendo uma resposta incompleta. A MS não explica porque motivo continuam a existir certas comunicações relacionadas com a Cortana e OneDrive mesmo quando esses serviços estão desactivados; mas para todos os efeitos... a questão acaba por ser de confiança implícita: se estão assim tão desconfiados do Windows, a melhor opção será usarem outro sistema operativo que vos inspire mais confiança. Afinal... se calhar estão a usar iPhones e Android que neste momento estarão a recolher ainda mais informação sobre tudo o que fazem... sem se preocuparem com isso.

5 comentários:

  1. A verdade é esta: "se calhar estão a usar iPhones e Android que neste momento estarão a recolher ainda mais informação sobre tudo o que fazem... sem se preocuparem com isso."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://arstechnica.com/information-technology/2015/09/microsoft-reaffirms-privacy-commitment-but-windows-will-keep-collecting-data/

      Eliminar
    2. Se o Windows fosse gratuito, fazia todo o sentido que os seus utilizadores fossem o produto.

      Eliminar
  2. http://www.cultofmac.com/390553/apple-reveals-just-how-seriously-it-takes-your-privacy/

    ResponderEliminar
  3. parece que já não é só no windows 10..
    7 e 8 também:
    http://forum.thinkpads.com/viewtopic.php?f=57&t=118815

    ResponderEliminar