Depois de mais de quinze anos a acompanhar os portugueses, o Portal Clix encerra a actividade e passa a ser apenas mais uma memória de outros tempos da internet.
É fácil associarmos a internet apenas ao nascimento e crescimento de grandes "impérios", com sucesso que vai para além de tudo aquilo que seria possível imaginar-se. Mas, a par desses sucessos há também muitos casos de ex-impérios que vão definhando até se dissiparem.
O Clix é um nome que será bem conhecido de todos os que se sentiam curiosos para saber o que era essa coisa da "internet", numa altura em que ainda se temia o apocalipse da mudança de século e dos potenciais bugs nos programas que guardavam o ano apenas com os dois últimos dígitos.
Mas tal como a Natureza, também a internet é um local sem qualquer complacência pelos que não se sabem adaptar, e ao contrário de outros da mesma época, o Clix pouco ou nada fez para se manter relevante à medida que a internet evoluía a grande velocidades - o que nos faz chegar a este dia.
Quem visitar o site do Clix será confrontado com uma mensagem que diz:
O Portal Clix teve um papel de relevância na dinamização da internet e na criação de conteúdos de língua portuguesa para a rede. Contudo, face ao contexto e à evolução de quebra verificada nos últimos anos, o Portal foi desligado.
E de seguida reenvia os visitantes para o Portal IOL.
... Ficam as memórias, e mais um exemplo que servirá como alerta para todos aqueles que não se souberem adaptar às mudanças.
Apesar de raramente o fazer, ainda hoje, sem nenhuma razão em especial, quando quero confirmar que estou com acesso "ilimitado" à internet, abro o browser no clix.pt. RIP
ResponderEliminar