2015/09/19

Sistema solar à escala desenhado no deserto


Quando se fala de distâncias à escala interplanetária, é fácil perder completamente a noção da escala envolvida. É por isso interessante espreitar todas as tentativas de colocar esses números em perspectiva, como acontece neste sistema solar desenhado à escala no deserto.

Neste caso, uma unidade astronómica (UA) - 150 milhões de quilómetros, aproximadamente a distância entre o Sol e a Terra - foi desenhada como tendo 176 metros. E podem tentar adivinhar qual foi o tamanho total do "mapa"... que atingiu mais de 10km de diâmetro (e isto, deixando de fora Plutão.)

Ao falamos neste tipo de comparações é impossível não relembrar os exemplo idênticos dados por Carl Sagan no mítico Cosmos, que nos mantinha colados à TV em tempos bem diferentes dos actuais, em que toda a informação não estava à distância de um clique ou se tinha um autêntico super-computador que cabe no bolso.

Seja como for, é o tipo de demonstrações que nunca nos cansaremos de ver (especialmente quando dão tanto trabalho como esta deu. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)