2015/09/18

Adblocker mais popular da App Store removido por o seu criador não se "sentir bem" com isso


O suporte oficial para adblockers no iOS tem estado a dar muito que falar, e parece que a coisa não irá acalmar tão cedo. Para ajudar, temos um caso algo insólito, do adblocker mais popular nos EUA ter sido removido pelo seu criador - Marco Arment - devido a não se sentir de consciência tranquila.

A guerra entre adblockers e produtores de conteúdos que dependem da apresentação de publicidade para sobreviver não é de agora, mas a sua chegada ao iOS permitiu multiplicar em muita a sua exposição (e também impacto, considerando o peso que o acesso feito nos dispositivos mobile começa a ter nas visitas.) É uma guerra que não é nada pacífica, chegando-se ao extremo de alguns produtores acharem que têm o direito de impedir que os seus visitantes bloqueiem os conteúdos indesejados.

Neste caso concreto, Marco Arment, figura conhecida da "internet" (um dos fundadores do Tumblr e criador do Instapaper), aproveitou o momento e criou um adblocker - Peace - que recorria à base de dados do Ghostery (um dos adblockers para desktop mais populares) e que rapidamente ascendeu ao topo da tabela de downloads. Tudo parecia estar a correr bem; ter uma app paga no topo da tabela significa uns dólares avultados; mas Arment surpreendeu tudo e todos ao remover a sua app da App Store, e explicando o motivo dessa decisão com o facto de não se sentir bem com a sua própria consciência ao disponibilizar uma app que bloqueava todo o tipo de publicidade de forma indiscriminada, não permitindo que um utilizador pudesse ter um maior controlo sobre o que possivelmente ainda aceitaria ver.

São preocupações legítimas, e que foram recebidas com agrado por muitos escritores e editores com sites na internet, pois vai ao encontro ao que tentam defender, de que a remoção da publicidade poderá causar um "apocalipse digital" em muitos sites. Infelizmente para eles, o desaparecimento de um adblocker em nada afecta que existam muitos outros prontos a ocupar o seu lugar (e passando esta fase inicial em que são novidade no iOS, com bloqueadores pagos, rapidamente surgirão muitos mais, gratuitos, que ainda mais pessoas experimentarão usar.) Se cada utilizador se irá preocupar em escolher um adblocker que lhe permita desactivar o bloqueio para os sites que pretende apoiar; ou se se dará por satisfeito a usar um que bloqueia tudo sem preocupações; isso é algo que só ele poderá responder.

... Seja como for, prepararem-se para ver este tema continuar a dar bastante que falar nos próximos tempos: tanto dos que são a favor, como dos que são contra os adblockers.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)