2015/09/02

Sony apresenta Xperia Z5 com modelos compact e Premium com 4K


A Sony já apresentou oficialmente os seus novos Xperia Z5, e onde a maior novidade será a confirmação do rumor que já tinha sido referido: de que a versão Premium estreia um ecrã 4K num smartphone.

Os Xperia Z5 surgem em três variedades: o Z5, o Z5 Compact, e o Z5 Premium - com o Premium e o normal a terem direito também a variantes Dual SIM. Todos eles partilham o design e características como a resistência à água, câmara de 23MP (com um sensor que por agora é de uso exclusivo da Sony), Snapdragon 810, e sensor de impressões digitais integrado no botão de power posicionado na lateral (e compatível FIDO). Temos também slot microSD com capacidade para cartões com até 200GB. Mas há algumas diferenças, a começar pelo tamanho e resolução dos ecrãs.

O Z5 Compact tem um ecrã HD de 4.6"; o Z5 tem um ecrã Full HD de 5.2"; e o Premium tem um ecrã 4K de 5.5"! Vai ser definitivamente um modelo de encher o olho... mas já se pode prever também que será um smartphone com um preço à altura do número de pixeis do seu ecrã... Quanto a outras diferenças, o compact vem com "apenas" 2GB de RAM, enquanto os outros vêm com 3GB (para o Premium teria sido simpático ir para os 4GB.)

A Sony destaca também o novo sistema de autofocus que funciona em cerca de 30ms, muito mais rápido que todos os outros (falta ver como se comportará no mundo real); e claro que não falta a capacidade de gravar vídeo 4K, que agora poderá ser visto na íntegra e sem redimensionamento no ecrã do Premium. E quanto à autonomia, a Sony avança com "até dois dias" de utilização, incluindo para o modelo com ecrã 4K (bateria de 3430mAh), e tecnologia Quick Charge 2.0 que permitirá contar com  5.5h de utilização com apenas 10 minutos de carregamento, usando-se um carregador Quick Charge 2.0.

Estando a falar-se da Sony, é possível também jogar na PlayStation 4 em qualquer divisão da casa, através do PS4 Remote Play. Basta conectar qualquer equipamento Xperia Z5 à PS4 através da rede WiFi e utilizar uma comando wireless DualShock 4.

Os Xperia Z5 e Z5 Compact serão lançados globalmente a partir de Outubro de 2015, e o Xperia Z5 Premium a partir de Novembro de 2015. Agora... é só aguardarmos pelos preços.


6 comentários:

  1. Em relação à Câmara, provavelmente será a melhor que existirá em smartphone.
    O ecrã 4k, deverá ser interessante mas de utilidade questionável.
    Agora, memórias de 2GB??! Acho inaceitável, o meu "obsoleto" xperia s com mais de 3 anos já tem disso. Mesmo 3GB são a meu ver escassos!
    A Sony que não se admire de ver clientes que (como eu, lá para o fim do mês) migrem para "xinos" tipo elephone vowney, que por um terço do preço oferece 4GB e outras specs igualmente imbatíveis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Xperia S tem 1 GB de Ram. O salto de 1 GB para 2 GB é muito mais significativo que de 2 GB para 3 GB.

      Eliminar
    2. Os 2GB de RAM são para o Compact que tem um ecrã 720p.
      Os 3GB de RAM são para os outros modelos. Resta ver se melhoraram os seus algoritmos e app da câmera (o modo Superior Auto é uma porcaria nos modelos actuais).

      Eliminar
  2. "a melhor que existirá em smartphone" à excepção do velhote de dois anos lumia 1020.. ;)

    ResponderEliminar
  3. Mas continuam a fazer um topo de gama sem estabilizador optico? como pode ser melhor?

    Em relação à RAM também acho que devia ter 4GB nem que seja apenas pela potencia de 2, pois andamos anos a ouvir os saltos digitais em tudo de 2 -> 4 -> 8 e estes 3 fazem confusão (e com RAM ainda mais confusão faz.. aquilo deve ter um SIM de 2 mais um de 1 sem Dual-Channel:P

    ResponderEliminar
  4. A Sony UK já tem preços recomendados para os telemóveis:
    Xperia Z5 Premium - £699
    Xperia Z5 - £599
    Xperia Z5 Compact - £549
    A Clove também já os tem em pré-reserva:
    Xperia Z5 Premium - £629
    Xperia Z5 - £525
    Xperia Z5 Compact - £439

    fonte: http://www.engadget.com/2015/09/03/sony-xperia-z5-uk-pricing/

    ResponderEliminar