2015/09/02

Notícias do Dia

Google estreia novo logo e aposta na animação e dinamismo; Porto e Gaia já estão disponíveis em 3D no Google Maps e Google Earth; o Nextbit Robin é um smartphone concebido para a cloud;  o Snapdragon 820 mais inteligente contra o malware; e o Google, Amazon, Netflix, Microsoft, Intel e outros juntam-se na Alliance for Open Media para criar os codecs gratuitos do futuro.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já foi seleccionado o livro FCA que teremos para oferecer este mês: Desenvolvimento Móvel com HTML5. Toca a participarem e partilharem (s.f.f.) :)


Fotos da DxO One mostram o quanto os smartphones têm que evoluir



Lembram-se da DxO One, a câmara externa de encaixar num iPhone? Pagar cerca de 600 euros por uma mini-câmara de encaixar num smartphone poderá parece exagero, mas ao menos os resultados parecem estar à altura do prometido, mostrando a incrível diferença para os resultados obtidos com um iPhone 6 - e sobressaindo ainda mais quando é altura de tirar fotos em situações de pouca luminosidade.

... Pena que os fabricantes de smartphones têm optado por espremer os dispositivos para poucos milímetros, mesmo quando depois têm que deixar as câmaras a sair para fora.


EDP está a oferecer uma extensão inteligente que poupa electricidade



A EDP está a oferecer uma extensão inteligente gratuitamente, e tudo o que tens que fazer é pedir a tua antes que esgotem na tua área - sendo a oferta válida mesmo para os clientes de outros fornecedores de energia.

Esta é uma daquelas extensões com tomadas múltiplas que conta com inteligência acrescida para cortar completamente a energia às tomadas com base no consumo do equipamento instalado na primeira ficha; e a EDP estima que possa resultar numa poupança de 44 euros anuais no caso de um computador tendo como periféricos um monitor, impressora, modem, e colunas.


Google vai começar a penalizar páginas que apresentam anúncios que tapam o conteúdo



Há um número considerável de sites que, a primeira coisa que apresenta aos seus visitantes é um popup a encher o ecrã incentivando-o a que instale uma determinada app. Não é uma experiência muito agradável, e o Google vai começar a ter isso em consideração, penalizando a pontuação dos sites que optarem por esta táctica.

A técnica recomendada pelo Google e a de utilizar apenas um pequeno banner informativo, que permite ver o conteúdo da página.



CyanogenMod 12.1 salta para o Android 5.1.1 e corrige o Stagefright



O Cyanogen quer assumir-se como o Android que é alternativa ao Android, e para isso tem que demonstrar que é capaz de reagir com rapidez às questões de segurança. O CyanogenMod 12.1 está a chegar e vem com todas as melhorias do Android 5.1.1, incluindo correcções para a vulnerabilidade Stagefright que permitia encravar um dispositivo com um simples MMS. (A correcção também está disponível para o CyanogenMod 11.)


Windows 10 atinge 5.21% num mês e supera Windows 8



A Microsoft precisa que o novo Windows 10 seja um sucesso, e parece que as coisas estão a seguir no bom caminho. Em apenas um mês, o Windows 10 supera já a quota de mercado do Windows 8 e Windows Vista combinados, com 5.21%. O Windows 8 e o velhinho XP são os próximos alvos a superar (com 11.39 e 12.14%  - sim, o XP tem mais quota de mercado que o Windows 8, segundo estes números) coisa que não deverá ser difícil de conseguir daqui por mais um ou dois meses.

Quanto a superar o Windows 7, com os seus 57.67%... isso é que irá demorar um pouquinho mais...

(Relembre-se que a actualização para o Windows 10 é gratuita para quem tiver um Windows 7 ou mais recente.)


Netflix diz que nunca vai ter modo offline



A Netflix parece não ter papas na língua, e em resposta à Amazon, que passará a permitir que os clientes descarreguem filmes e séries para os poderem ver em modo offline, a atitude não deixa margens para dúvidas: "a Netflix nunca irá permitir a visualização offline".

Parece-me que se esquecem de todas as inúmeras situações em que um cliente pode ficar sem acesso à internet (numa viagem, por falha do serviço, etc. etc) e onde seria simpático poder continuar a ver as coisas que tivesse descarregado - e pelas quais está a pagar. Parece-me também que dizerem "nunca" é meio caminho andado para que no futuro tenham que comer estas palavras. Teria sido bem mais lógico terem-se ficado por umas declarações mais moderadas, do estilo "de momento isso não está nos nossos plano."


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

5 comentários:

  1. Neste exemplo da DXO, a parte esquerda da imagem tem mais luz, por isso ajuda a marcar mais diferença.. mas experimentem pegar num Nexus 5 com aplicação L Camera em modo manual e aumentar o tempo de exposição para 1/2 e ISO para 10mil e ver fazer-se dia numa noite de luar ;) com um bocado de ruido é certo mas a camara em modo automatico aenas apanhava um apagão bem preto ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aumentar a exposição de luz funciona em qualquer camera... é claro que entra mais luz

      Eliminar
    2. Sim, mas aqui o que se está a demonstrar é a sensibilidade do sensor e a diferença que faz ter os pixeis maiores; e para o mesmo tempo de exposição captar bem mais luz.

      Eliminar
  2. É que a foto nem sequer é no mesmo local. Que idiotice. Para ser credível teria que ser a foto tirada ao mesmo tempo com o mesmo enquadramento. Muito fraquinho para quem quer vender uma brincadeira por €600.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É no mesmo sítio sim. :)
      Isto não é uma foto da "marca", mas sim já de alguém a fazer o teste à mesma.

      Eliminar