2015/09/10

Xperia Z5 Premium com ecrã 4K poderá funcionar apenas em Full HD na maior parte do tempo


A Sony surpreendeu tudo e todos ao inaugurar a era 4K nos smartphones com o seu Xperia Z5 Premium, mas com ele chegam também alguns problemas inerentes à adaptação dos sistemas a tais resoluções - um pouco ao estilo do que acontece também nos desktops.

As resoluções 4K nos computadores desktop são atractivas, mas obrigam a um conjunto de adaptações pois a maioria dos sistemas operativos não está ainda (bem) preparado para trabalhar com tais resoluções. Se nos limitarmos a activar a resolução, todos os elementos ficam com tamanho microscópico, o que nos obriga a ter que reajustar o tamanho do interface e demais elementos.

É precisamente o mesmo tipo de coisa que também tem levantado a questão se o Xperia Z5 trabalhará nativamente em resolução 4K, ou se recorrerá a técnicas de redimensionamento de imagem. Alguns rumores apontam para que o Z5 funcione maioritariamente em modo Full HD, activando a resolução total 4K apenas quando se está na visualização de fotos e vídeo.

Na prática, acabaria por ser uma boa opção para evitar o consumo excessivo de recursos em todas as situações em que o benefício dos 4K seria praticamente imperceptível; mas permitindo ver todos os pixeis a que se tem direito quando se vê vídeo 4K ou fotos. No entanto, faltará ver se, caso se verifique esta opção, os potenciais compradores não se sentirão defraudados por terem um smartphone que durante a maioria do tempo estará a mostrar uma imagem equivalente a um qualquer outro equipado com ecrã Full HD.

Numa coisa ninguém ficará incomodado: a Sony já reduziu os preços de pré-venda destes novos Xperia Z5. O Z5 Compact passou de £549 para £429; o Z5 normal passa dos £599 para £549; e o Z5 Premium 4K baixa dos £699 para os £629.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)