2015/10/10

A velocidade da luz não tem nada a ver com a luz


O nosso Universo ainda conta com muitos mistérios, e por muito que a Física nos ajude a perceber porque motivo as coisas são como são, há sempre aspectos que são capazes de nos dar uns "nós" no cérebro... como, por exemplo, quando se começa a tentar perceber porque motivo a velocidade da luz parece ser o limite de velocidade intransponível.

O vídeo que vos trago hoje aborda a questão da velocidade da luz e revela-nos que, na verdade, esse limite máximo dos famosos 300 mil quilómetros por segundo nada tem a ver "directamente" com a luz em si. Aliás, ficamos a saber que esse limite de velocidade cósmico nem sequer é a causa do fenómeno, mas sim o efeito.

Enfim... 12 minutos que não passarão à velocidade da luz, mas que prometem fundir alguns neurónios nos nossos cérebros (e, espera-se que sirvam para incentivar o acendimento de outros!) Afinal, neste mundo com biliões de pessoas, há que acreditar que neste momento teremos várias novas gerações de potenciais Einsteins e equivalentes, que possam vir a resolver mais alguns mistérios e ajudar-nos a compreender este Universo em que vivemos.

... Quem sabe se algum deles não se sentirá incentivado a seguir este percurso ao ver este vídeo, tal como o Cosmos e Carl Sagan fizeram com tantas pessoas há umas décadas atrás.

3 comentários:

  1. Atenção às traduções. Este mundo não tem biliões de pessoas, tem milhares de milhões de pessoas. De resto, bom artigo. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou o itálico (estava a referir num sentido figurado. :)

      Eliminar
  2. Obrigado pela dica, Carlos. Os vídeos deste canal são soberbos.

    ResponderEliminar