2015/10/02

Amazon deixa de vender Chromecasts e Apple TV


Se acham ridículo quando temos app stores que recusam certos tipos de apps usando "regras" que não se compreendem, o que dizer quando isso passa para o mundo físico, e temos lojas a retirar produtos que possam tirar protagonismo aos seus próprios: como agora acontece com a Amazon e a sua decisão de deixar de vender os Chromecast do Google e a Apple TV.

A Amazon quer ser "a loja do mundo", mas aparentemente também quer restringir aquilo que os seus potenciais clientes lá possam comprar, especialmente no caso de produtos que fazem concorrência directa a produtos idênticos seus. No final do mês, a Amazon diz que irá suspender a venda de Chromecasts e Apple TV, e explica a decisão com o facto destes dispositivos de streaming "não funcionarem bem com o serviço de vídeo Amazon Prime".

Ora, bem se compreende que a Amazon esteja mais interessada em vender os seus Fire TV e Fire TV Sticks; mas isso não é desculpa para que tratem os consumidores como burros. O "facto" do serviço Amazon Prime não funcionar bem com os Chromecasts e Apple TV não é por culpa do Google ou da Apple, mas apenas pelo facto da Amazon não querer que o serviço funcione neles - é que Netflix, Hulu, e dezenas de outros serviços de video não têm qualquer problema em funcionar nestes dispositivos, e o Amazon Prime Video não seria diferente... se a Amazon quisesse.

Aliás, demonstração desta hipocrisia é o facto da Amazon também ter os seus tablets (ou o tão afamado Fire Phone que desejará apagar da memória) e não ser por isso que deixa de vender tablets da concorrência - aliás, chegando ao ponto de fazer todos os possíveis por convencer os utilizadores Android a instalarem a sua própria App Store... num processo que não deixará de ser "confuso".

É certo que não faltam exemplos de lojas que não hesitam em remover produtos concorrentes (a Apple ainda recentemente removeu das suas lojas uma série de produtos, após ter comprado a Beats). Mas... não deixa de causar preocupação quando acontece num gigante como a Amazon - e principalmente quando recorrem a desculpas como a que deram. Se querem remover, que removam. Não faltarão outras lojas a apreciar o facto de milhares de clientes as procurarem para comprarem Chromecasts e Apple TVs.

1 comentário:

  1. Não têm, porque de certeza que não fazem a App...

    Pelo menos, no iOS, se tem Spotify, Hulu, Netflix, etc... Não haveria de ter Amazon, porquê?

    LOL!

    A Amazon que se lixe, quem quiser comprar uma Apple TV, vai à Apple, e as entregas são gratuitas.

    Ou melhor, vai-se a uma loja de electrodomésticos, e até se leva também uma TV nova, e uns acessórios, porque a Amazon não está interessada... Pelos vistos...

    ResponderEliminar