2015/10/19

Amazon processa mais de 1000 pessoas que vendiam reviews falsas na Amazon


As lojas online, como a Amazon, recorrem a sistemas de feedback e pontuação dos produtos vendidos, feitos pelos próprios utilizadores, mas o sistema pode facilmente ser subvertido. Será para combater isso que a Amazon está agora a processar mais de 1000 pessoas que vendiam reviews falsas.

A ideia de deixar que utilizadores e clientes deixem as suas opiniões sobre um produto é excelente, permitindo que outros interessados possam ficar com uma ideia de como o produto se comporta "na realidade". O problema é que não demoraram a aparecer formas de manipular o sistema, com muitos utilizadores a transformarem o processo de deixar criticas positivas (ou negativas) num negócio.

Actualmente, não será difícil a qualquer empresa contratar umas dezenas ou centenas de pessoas para que deixem críticas positivas aos produtos que vendem, de forma a ficarem bem cotados nas lojas online como a da Amazon - ou, de forma idêntica, pagarem para que essas mesmas pessoas deixem críticas negativas em produtos da concorrência. De uma forma ou de outra, subverte-se o sistema por completo, fazendo com que o sistema de pontuações e críticas perca toda a credibilidade.

É por isso que a Amazon parte agora para os tribunais e, em vez de processar os serviços de freelancing , vai mesmo atrás das pessoas que estão a oferecer estas ofertas de reviews fraudulentas (algumas delas dizendo até que têm acesso a várias dezenas de contas, com IPs diferentes, para não serem detectadas.) Mesmo que estas pessoas usem nomes falsos, o facto de estarem num site de freelancing significa que será sempre possível seguir o rasto do dinheiro e facilitar a sua identificação.

A parte mais interessante será ver se a Amazon depois opta por averiguar que marcas ou vendedores estão a recorrer a este tipo de serviços, e tomar as devidas acções. Penso que seria excelente ver a Amazon a banir do seu site um qualquer vendedor que tivesse recorrido a estes reviews fraudulentos para prejudicar um concorrente. Um caso para acompanhar ao longo dos próximos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)