2015/10/01

Apple remove app do iFixit da App Store por terem aberto a Apple TV


O iFixit é o site de referência no que toca a ver como os nossos adorados gadgets são por dentro, mas por vezes a curiosidade tem consequências indesejadas, como agora fica demonstrado com a remoção da sua app da App Store pela Apple.

A Apple não gostou que a equipa do iFixit tivesse aberto a Apple TV que lhes tinha sido enviada, um produto que ainda não está disponível para o público e está a ser apenas enviada para os developers; e baniu a sua conta de developer na Apple - o que teve como efeito a remoção da sua app iOS que estava associada a essa mesma conta.

Uma atitude que alguns compreenderão e outros criticarão, mas que não deixa de vir ao encontro daqueles que defendem que está na altura de se começar a deixar de apostar nas apps "para tudo", quando para muitos dos casos que são usadas, bastaria simplesmente recorrer-se a webapps ou sites mobile. Aliás, é precisamente essa a solução em que o iFixit aposta, relembrando que a versão mobile do seu site permite o acesso a todo o tipo de informação e conteúdos, sem ficar dependente das políticas de app stores.

Ainda assim, não fecham as portas a que alguém se dedique a criar uma app, uma vez que eles próprios disponibilizam as APIs que facilitarão o acesso a todo o seu vasto arquivo de conteúdos (mas obviamente, desde que não usem isso para depois tentar ganhar dinheiro à sua custa, apresentando publicidade nas ditas apps não oficiais.)

3 comentários:

  1. Embora pareça uma atitude despótica da Apple, a verdade é que o iFixit quebrou regras com as quais concordou ao aderir ao programa de desenvolvedores da empresa de Cupertino. Concordo com seu ponto de vista, Carlos. As empresas deveriam privilegiar as web apps em detrimento das aplicaçoes dedicadas. Com excepão dos jogos, a grande maioria das apps pode ser nesse formato.

    ResponderEliminar
  2. Não respeitam os NDA e depois queixam-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não se estão a "queixar", eles referem precisamente que pesaram as potenciais consequências... mas provavelmente não imaginaram que passaria por serem banidos e ficarem com a app inacessível. Mas pronto, web FTW! :)

      Eliminar