2015/10/01

Notícias do Dia

Vodafone sobe upload para 20Mbps no plano dos 200Mbps, e lança campanha "mais anos mais megas" que premeia clientes mais antigos com 100MB por cada ano de permanência; o Facebook vai deixar usar vídeos de 7 segundos como foto no perfil; o Tugaflix quer ser o Popcorn Time português; e uma intrigante lâmina de barbear laser faz sucesso no Kickstarter.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de responder à pergunta que vos pode valer um microfone para o smartphone ou câmara e que melhorará a qualidade dos vossos registos sonoros e de vídeo.

Google explica ausência do carregamento wireless nos novos Nexus 5X e 6P




Depois de nos últimos anos o Google ter apostado no carregamento wireless Qi (desde o Nexus 4), os novos Nexus 5X e 6P chegam sem essa tecnologia. A mudança é explicada pelo Google pela chegada do USB Type-C, que acaba com a chatice de acertar com o cabo na posição certa e possibilita um carregamento rápido; e também pelo desejo de se querer manter os novos Nexus o mais finos possíveis, e o carregamento wireless obrigaria a aumentar a sua espessura.

Nem todos irão concordar com a opção (eu já não passo sem o carregamento wireless) mas... fica a explicação para esse desaparecimento.


Ex-funcionário do Google conseguiu comprar o domínio Google.com ... por instantes



O negócio dos domínios há muito que deixou de ser a mina de ouro de outros tempos, mas ainda assim vão acontecendo casos insólitos, como o de um ex-funcionário do Google que se deparou com o estanho caso do domínio Google.com estar disponível para venda no Google Domains e por apenas $12.

Claro que não deixou passar a oportunidade, e o processo foi mesmo concluído, começando a receber informação do domínio no seu painel de controlo... até que, momentos depois, a compra foi anulada e o valor pago devolvido. Ainda assim, por momentos... foi dono do Google(.com)! :)


Google Maps para iOS passa a mostrar tempo de chegada dos vários métodos de transporte



O Google actualizou a app do Google Maps para iOS, que agora passa a contar com uma funcionalidade que já estava disponível na versão Android: ao se pesquisar por uma rota, vemos o tempo de viagem usando os vários métodos: carro, transportes públicos, bicicleta ou a pé, apresentados lado a lado para mais fácil comparação.

É uma pequena diferenças que se pode tornar reveladora, no caso de demonstrar que, em muitos casos, poderá ser mais rápido usar os transportes públicos do que o próprio carro; ou até de que, se calhar, era um percurso que até se fazia com uma caminhada de 20 minutos.


Sistema simples permite ultrapassar Gatekeeper do OS X



O Gatekeeper é o sistema de protecção do OS X que tem por objectivo impedir a execução de programas não autorizados ou falsificados, mas um investigador descobriu uma forma simples de o ultrapassar. Afinal, basta anexar o código malicioso a uma app aparentemente legítima, que poderá ser executado após a app ter sido autorizada.

Na realidade, esta técnica contorna por completo o propósito do Gatekeeper, que apenas faz a validação de que a app tem os certificados válidos no momento do download e autorização para ser executada - e não para verificar se o programa em si faz coisas indevidas. Mas a Apple já estará a trabalhar no sentido de impedir esta forma simples de potencialmente se executar malware nos Macs.


iPhone 6S Plus custa $236 em peças



Sempre que um novo iPhone sai, lá temos direito a uma análise dos custos de fabrico, e no caso do iPhone 6S Plus esse custo é de $236. Claro que se tem que referir que este custo não considera os gastos de desenvolvimento, marketing e tudo o resto, mas... não deixa de ser revelador da gigantesca margem de lucro que a Apple tem, e que todos os restantes fabricantes desejavam conseguir replicar.

Talvez um dia destes a Apple se contente (ou a isso seja obrigada) com uma mera margem de lucro de 100%... :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)