2015/10/01

Chip de memória fotónico guarda bits luminosos


Com a Lei de Moore a ser cada vez mais difícil de manter, há quem se volte para a computação óptica, substituindo a electricidade e transístores por lasers e componentes ópticos - e agora já temos um chip fotónico de memória que é capaz de manter o estado mesmo quando se desliga a energia.

Por muito complexa que seja qualquer máquina electrónica, na sua base estão meia dúzia de componentes base essenciais. Um desses componentes é a memória, e até ao momento a computação óptica estava limitada pela existência de chips memória que necessitavam de energia permanentemente para guardar os seus dados. Algo que agora foi superado com um novo chip que se inspirou nos CDs e DVDs regraváveis.

Tal como um CD ou DVD regravável mantém o estado dos seus bits mediante a aplicação de um laser de maior potência, também este chip consegue gravar informação usando apenas luz, com a vantagem de esses dados se manterem mesmo que o chip deixe de ter alimentação.

Para além disso, usando-se lasers de diferentes comprimento de onda, foi possível guardar até oito estados diferentes numa única célula, o que permite multiplicar por oito a capacidade total de memória deste chip - e abrindo caminho para que, no futuro, ainda mais estados possam ser guardados numa única células (algumas memórias flash já recorrem a técnica idêntica para guardar 3 bits de informação usando diferentes voltagens).

Claro que, tratando-se de componentes ópticos, a sua velocidade de operação poderá ser centenas de vezes superior às dos chips eléctricos convencionais... Cá ficamos à sua espera! :)

2 comentários:

  1. ia jurar que já li isto aqui anteriormente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha entrado com a data errada (e sai logo para os feeds. :)

      Eliminar