2015/10/27

Civil Comments quer fomentar comentários civilizados na internet

Qualquer esperança de que as pessoas se sabem comportar em sociedade é rapidamente destruída pela visita a um qualquer site noticioso, onde a secção de comentários é normalmente terreno fértil para insultos, desabafos, insultos, profanidades, insultos, e ainda mais... insultos. O Civil Comments quer mudar isso e fazer dos comentários aquilo que deveriam ser, uma forma de discussão civilizada.

Aqui no Aberto até de Madrugada temos o grande privilégio de ter uma excelente comunidade de leitores, tanto habituais como ocasionais, que vão permitindo manter uma secção de comentários bastante saudável. Infelizmente, nem todos os sites têm igual sorte, e serão principalmente esses que poderão agradecer uma solução como a que é proposta pela Civil Comments.


Na prática, o sistema consiste numa avaliação feita aos comentadores, pelos restantes comentadores, e que permite ir criando um histórico e pontuação da qualidade dos comentários e do seu nível de civismo. Factores que irão dando credibilidade e visibilidade acrescida aos comentários de quem merece, e ao mesmo tempo fazendo desaparecer os comentários indesejados e que nada acrescentam à discussão.

A ideia é engraçada, mas falta ver como se comporta na prática. É que a realidade é bastante mais complicada, e não me parece difícil ver que comentadores dessem pontuação negativa a comentadores "de qualidade" mas que tenham uma opinião contrária à sua, ao mesmo tempo que daria pontuação positiva a comentadores mais duvidosos só por partilharem a sua própria opinião. Enfim... a realidade é mais estranha que a ficção, mas bem que desejamos todos os votos de sucesso para que este sistema de comentários civilizados conseguisse por alguma ordem em muitos sites da internet.


1 comentário:

  1. Parece similar ao sistema de comentários do reddit. O reddit funciona relativamente bem porque a quantidade de participantes é grande, para comunidades mais pequenas possivelmente existiriam mais problemas.

    ResponderEliminar