2015/10/18

Contas do Gmail estão a receber pedidos de associação a novos emails


Vários utilizadores do Gmail (eu incluído) têm recebido estranhos emails a informar que os seus endereços foram associados a contas de email que não criaram.

Há algum tempo atrás recebi um estranho email no Gmail, a informar-me que o meu endereço de email tinha sido associado a uma nova conta de email do Google; sendo algo que, depois de comprovar que era mesmo um email enviado pelo Gmail e não uma tentativa de phishing, considerei que tivesse sido feito por engano (alguém que ao criar uma nova conta do Gmail tivesse colocado o meu email como email de recuperação), e desassociado o mesmo.

Refira-se que criarem uma conta de email em que colocam como email de recuperação um email que não é vosso, deixa a vossa conta de email exposta a essa pessoa - o que não será, de todo, aconselhável!

Mas, nos dias seguintes começaram a surgir novos relatos, de vários amigos e conhecidos, de que também eles estavam a receber emails idênticos, de novos emails de nomes semelhantes aos seus, e que também estariam a dar os seus emails como email principal de recuperação. Situação que aumenta o nível de suspeita sobre o que se estará a passar, e por isso pede-se cautela redobrada caso recebam um email deste tipo, para que não cliquem em qualquer link sem primeiro comprovarem que realmente se trata de um link legítimo do Google/Gmail.


... Se calhar foram alguns dos espectadores que viram as nossas instruções de como criar um email no programa A Praça na RTP e agora estão a tomar como exemplo os nossos emails. ;P

4 comentários:

  1. Pois deve ser isso sim, de espectadores de programas desses o que se espera, loool

    ResponderEliminar
  2. Já nem ligo, desde primos afastados que usam gmail ao inves do dominio real, vem cá parar de tudo um pouco, documentação pedidos de associação como o que falas e até registos em sites que nunca vi. No twitter a mesma porcaria, pelos vistos ter nomes/nicks que coincidem com outras pessoas ou localidades dá nisto.

    ResponderEliminar
  3. Carlos, quer-me parecer que é o próprio Google que envia este email de forma autónoma. Já me acontece isso há algum tempo, e o padrão que detectei é que por norma a conta de email que alguém criou contém sempre o nome do email principal.

    Exemplo: para um email de um utilizafor "ze.manel@gmail.com", todos os pedidos desse género contém zemanel123 ou zemanelmaria ou ze-manel-567.

    Entretanto, do outro lado do oceano também é frequente acontecerem muitos enganos. Até recebo emails da prefeitura de Curitiba :P

    Subscrição de serviços, facturas/encomendas, fórums etc. então é mato. Julgo ter a ver com o acesso cada vez mais facilitado à Web, até pela expansão mobile, e junto de um público muito pouco letrado em informática. Este, ao ser-lhe pedido um endereço de email quando numa qualquer adesão a um serviço, limita-se (desconhecimento?) a fornecer o seu primeiro/ultimo nome "no Gmail". Resultado: mais uns quantos emails na minha caixa de correio...

    ResponderEliminar
  4. Também penso que a iliteracia informática contribui para estes fenómenos. No meu caso concreto, a mais recente foi ter começado a receber mail's de uma mailing list de Timor. Percebi depois que uma pessoa com o mesmo nome e apelido que eu, decidiu atribuir a si próprio um endereço de e-mail (nome+apelido+@gmail.com) que já me estava atribuido.

    ResponderEliminar