2015/10/14

Notícias do Dia

Smartwatch modular Blocks chega ao Kickstarter; como criar uma conta de email no Gmail; o Luis Costa foi ao BQ Open Day para conhecer as novidades da marca em Madrid; a Apple reduziu memória flash dos Fusion Drive de 128 para 24GB; os eBooks e a Apple - ou porque nunca se deve aceitar conteúdos com DRM; e ainda o caso do Bluboo Xfire de €25 que ia ficar por mais de €110.

E estando decidido o livro mais votado deste mês, já começaram as perguntas que vos podem valer exemplares do livro Tecnologias de Programação de Jogos da FCA. E agora, as notícias do dia, com uma última notícia especial no final. :)

Facebook alerta para efeitos secundários dos pedidos da UE




A União Europeia muito tem massacrado o Facebook para que cumpra com as leis de privacidade, mas pelo seu lado o Facebook alerta para os riscos que algumas das exigências acarretam. Por exemplo, a UE não gosta que o Facebook use os seus scripts para fazer o tracking dos utilizadores pelos sites que têm botões de like - mas o Facebook diz que isso é uma ferramenta essencial para identificar e inibir ataques de sistemas automatizados, permitindo detectar quando um computador está a fazer coisas que seriam humanamente impossíveis.

... Enfim... não deixaria de ser preocupante se as leis para protegerem os utilizadores os deixassem ainda mais em risco...


Aurous sob ataque das editoras



O Aurous queria ser o Popcorn Time para a música, e tal como o Popcorn Time, não demorou para que as grandes editoras centrassem as suas miras sobre este serviço que permite pesquisar e ouvir praticamente qualquer música que se desejasse. O serviço está a ser processado pela Universal, Sony e Warner, e é de prever que a guerra seja feroz.

Vamos lá se o tal sistema completamente descentralizado à prova de "ataques" irá mesmo conseguir sobreviver a esta ofensiva das discográficas.


Facebook deixa "esquecer" más memórias de dias ou pessoas específicas



Quem uso o Facebook há anos certamente agradecerá o seu sistema de relembrar memórias de coisas que se fizeram no passado nesse mesmo dia. Mas por vezes essas memórias poderão ser de coisas que preferimos não relembrar. Para evitar ferir susceptibilidades, o Facebook passa a deixar filtrar estas sugestões de recordações, permitindo que cada utilizador seleccione utilizadores e/ou datas para os quais não quererá ser relembrado do que aconteceu no passado.

... Porque nem todas as memórias foram feitas para serem relembradas.


Facebook testa video feed que parece querer ser alternativa ao YouTube



Não é segredo que o Facebook quer que os seus utilizadores passem a maior parte do tempo dentro do seu próprio serviço, e por isso não será de surpreender que esteja a fazer experiências com um sistema dedicado à descoberta e visualização de vídeos, que poderemos encarar como sendo um autêntico anti-YouTube.

Não quer isto dizer que as pessoas abandonem o YouTube para verem vídeos no Facebook... mas para quem já passar a maior parte do tempo no Facebook, poderá representar menos uns saltos dados até ao YouTube.


Aberto até de Madrugada foi "à Praça" na RTP



E porque não devemos deixar passar momentos "históricos" sem que fiquem registados para a posteridade, o Aberto até de Madrugada estreou-se hoje na TV no programa "A Praça" da RTP (no primeiro segmento por volta dos 18:00). O meu muito obrigado à equipa da produção pelo convite, e pela simpatia com que fui tratado - e principalmente pelo facto do Jorge Gabriel ter feito a maior parte do trabalho, simplificando-me a vida. :)

... Na próxima semana há mais (ou assim parece)! :)


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

4 comentários:

  1. Muitos parabéns!

    Apesar do facto de nem sempre concordar com o que é aqui escrito - mas afinal, um blogue tem sempre um cunho pessoal. Acho que no global faz um excelente trabalho.

    As maiores felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu visito o aadm diariamente precisamente pela opinião transmitida em cada notícia. Visito mais sites de tecnologias e muitas notícias vejo lá primeiro, mas nenhum site põe em (quase) todas as notícias um último parágrafo com a opinião pessoal. É verdade que muitas vezes não concordo, mas é sempre bom conhecer um outro ponto de vista.

      Eliminar
  2. Ai o Carlos a dar aulas de informática na rtp, quem diria um dia destes ainda tens um programa na tv e descobres um novo talento em ti. Gostei de ver, parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar