2015/10/15

Ecrã físico de pinos consegue manipular objectos


Não é a primeira vez que vemos ecrãs físicos, que recorrem a pequenos pinos para recriar volumetria tridimensional; mas no MIT já se vai mais longe e exploram-se as potencialidades destes sistemas para manipular outros objectos.


Este sistema de Kinetic Blocks do MIT já seria suficientemente fascinante ao recriar a volumetria de algo que se captasse com uma câmara 3D, mas as suas capacidades vão para além da simples representação visual, tornando-se num autêntico sistema de pequenos controladores capazes de manipular todo o tipo de objectos e concretizar tarefas que não se acreditariam ser possíveis de fazer: como a montagem de estruturas mais complexas usando pequenos blocos.

Por agora são experiências que parecem não ter grandes aplicações práticas... mas será preciso ter em conta que o mesmo foi dito de avanços como o telefone (havia quem não percebesse qual a vantagem de enviar voz, quando já se podiam enviar telegramas); a TV (que ninguém aguentaria ficar a olhar para um caixote todas as noites); ou a célebre previsão do fundador da DEC, de que "não haveria nenhum motivo para que alguém quisesse ter um computador em casa"!

Enfim... quem nos garante que no futuro não se possam vir a ter mesas capazes de fazer todo o tipo de operações com os objectos que lá pousarmos (incluindo "pôr a mesa" para o almoço ou jantar! :)?


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)