2015/10/25

Google não deixa que apps identifiquem a que dedo pertence uma impressão digital


O novo Android 6.0 vai popularizar o uso dos sensores de impressões digitais nos smartphones, mas tal como o Google faz certas exigências quanto a saber o que está a consumir a bateria, também as faz - em ainda maior número - a respeito de manter a segurança das impressões digitais.

Como elemento de validação e autenticação, a utilização de um sensor de impressões digitais é algo que não pode ser deixado ao critério de cada fabricante, pois uma implementação errada poderia ser catastrófica para o sistema. Por isso o Google tem uma lista de exigências para os sensores de impressões digitais que os fabricantes terão que cumprir caso queiram ter os seus dispositivos certificados para correr o mais recente Android 6.0 Marshmallow.

Nela constam coisas como: ter uma baixa taxa de falsas rejeições (inferior a 10%), tempo máximo de reconhecimento de 1 segundo, obrigar a um período de espera de 30 segundos após 5 tentativas erradas, ter um sistema completamente independente e seguro para o registo e processamento das impressões digitais, e até impedir que uma app possa ter informação sobre qual foi o dedo utilizado no sensor.

Esta última opção pode ser explicada por motivos de segurança, deixando que uma app apenas tenha acesso a saber se o utilizador foi validado ou não; mas por outro lado fecha a porta a algumas funcionalidades que poderiam ser interessantes. Por exemplo, poderíamos ter um launcher que automaticamente lançasse certas apps em função do dedo com que se desbloqueasse o smartphone. Ou então a possibilidade de se definir um dedo para sinalizar uma qualquer função de emergência, que automaticamente fizesse uma chamada para um número pré-programado ou enviasse mensagens e a nossa localização para familiares e amigos.

... Mas assim sendo, com as actuais regras definidas para o Android 6.0 Marshmallow, parece que não teremos hipóteses de ver apps deste tipo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)