2015/10/23

Andoid Marshmallow vai popularizar pagamentos via impressão digital

Muitas são as promessas da facilitação dos pagamentos, mas a maioria das pessoas ainda não sentiu qualquer mudança prática no seu dia a dia. Com a chegada do Android 6.0 Marshmallow e o suporte para sensores de impressões digitais, pode ser que isso finalmente comece a muda, como nos conta o nosso Luis Costa.


A evolução da tecnologia deve ter como um dos objectivos melhorar a experiência de utilização. A cada lançamento do Android, especialmente após o Kit Kat (inclusive) temos assistido a um refinar do Android, primeiro no desempenho, depois no seu aspecto gráfico, com o Material Design revolucionar o que até então estávamos habituados a utilizar.

Falta contudo ainda algum sal, funcionalidades que marquem diferença e que transformem o mundo em que vivemos.


O Android 6.0 não apresenta grandes modificações em termos visuais face ao Lollipop (5.0). As grandes alterações foram realizadas em áreas que não estão directamente à vista do utilizador, não deixando contudo de serem importantes. Mas uma das novidades que será mais visível é o suporte oficial para sensores de impressões digitais, com a possibilidade de o utilizarmos para validar pagamentos.


Já podemos, por exemplo, efectuar pagamentos no Google Play com um simples toque do dedo no sensor (isto, claro, desde que tenham um dispositivo com sensor de impressões digitais e Android 6.0 Marshmallow). Terão que ter pelo menos uma impressão digital reconhecida e activado a opção nas definições do Google Play.

Não serão muito os equipamentos nesta situação (como os novos Nexus 5X e 6P), mas tem de se começar por algum lado. Esta sempre foi uma das funções dos equipamentos Nexus, mostrar o caminho aos OEM.

Agora teremos de esperar que o novo Android vá sendo disponibilizado - coisa que como bem sabemos, demora o seu tempo. Mais rápido será por certo a implementação de sensores de impressão digital nos smartphones. Caso não estejam recordados, já começamos a encontrar smartphones com estes sensores na gama dos 100 euros, sendo previsível que em 2016 isso passe a ser tão comum como a presença de acelerómetros e GPS.


Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)