A autonomia dos dispositivos mobile é um dos pontos mais críticos que temos que enfrentar. Não havendo baterias milagrosas, a opção tem recaído sobre controlar os consumos e poupar o máximo possível, e o novo Android 6.0 Marshmallow leva isso ao extremo exigindo saber em detalhe tudo o que está a consumir energia.
Há muito tempo que o Android disponibiliza estatísticas bastante completas sobre os consumos, e no Android 6.0 até chega ao ponto de mostrar o tempo que se passa com a câmara ligada ou o flash. Mas a partir de agora o Google reduz as liberdades que alguns fabricantes tinham nesta área, e passa a exigir que todos discriminem em detalhe o consumo de cada componente e dêem acesso aos consumos de todo e cada processo que esteja a ser executado.
Isto evitará situações como as que acontecem com a HTC, que "opta" por não mostrar o tempo que o dispositivo passa com o ecrã ligado, escondendo o peso que isso tem na autonomia do equipamento; e permitirá ter uma noção mais realista dos maiores responsáveis pelo consumo de bateria.
Aliás, é graças a este tipo de dados que se podem apanhar alguns culpados, como a bem conhecida app do Facebook, que ainda recentemente veio reconhecer que existem de facto problemas na sua app que causam consumo excessivo de energia (neste caso, do iOS - mas não será surpresa ver que o mesmo, ou pior, se aplica na versão para Android.)
Claro que estas exigências apenas se aplicam aos fabricantes que queiram receber a certificação oficial do Google para correrem Android 6.0 Marshmallow e terem acesso às suas apps e serviços; mas esperemos que mesmo aqueles que não o fizerem optem por seguir estas regras, em abono da transparência e seriedade para com os seus clientes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)