2015/10/22

Google passa a explicar porque considera sites perigosos


Quando se depararem com o alerta de que estão a tentar visitar um site potencialmente perigoso usando o Google Chrome, poderão agora ter a informação mais detalhada sobre o que levou o Google a considerá-lo como tal.

A internet é um local onde muitos perigos espreitam a cada esquina. Quando se vê um aviso como o do Chrome a avisar que estamos a tentar aceder a um site perigoso, na maior parte das vezes será o suficiente para que se fique por aí; mas outras vezes... podemos ficar intrigadas e querer saber mais sobre os motivos para tal coisa. Afinal, não faltam casos em que tais alertas aparecem para sites que não deveriam ser perigosos (até nós já levamos uma vez com um alerta - potencialmente devido a algum bloco publicidade oriundo do próprio Google!)

O Google quer maior transparência neste processo e por isso vai passar a disponibilizar informação mais clara e detalhada sobre o que levou o seu sistema de Safe Browsing a considerar o site perigoso.

Esta nova página substitui a que existia anteriormente, dando uma descrição mais fácil de entender, referindo coisas como, por exemplo, se o site redirecciona os utilizadores para páginas que tentam instalar malware, ou que tentam alterar as definições do browser (alterando a página inicial e motor de busca) habitualmente; etc.


Mas o mais caricato será aplicar o teste ao endereço do próprio google.com, obtendo como resultado que o site é parcialmente perigoso.



... Ao menos não se poderá acusar o Google de dar tratamento especial ao seu próprio domínio. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)