2015/10/25

Her quer ser uma assistente virtual cheia de personalidade


Há um novo projecto no Kickstarter que será do agrado de todos os que gostam da ideia de ter uma assistente virtual com a qual dialogar. Her quer trazer-nos uma assistente com inteligência artificial avançada, e com personalidade à escolha do utilizador.

O lançamento da Siri pela Apple veio popularizar a ideia de termos assistentes virtuais capazes de realizar os nossos comandos e interagir connosco, mas desde o seu lançamento que pouco ou nada tem sido feito no capítulo de lhe dar realmente mais "inteligência" (a própria equipa que inicialmente desenvolveu o projecto que se viria a tornar a Siri está desapontada com isso e trabalha em coisas bastante mais avançadas.) E agora surge este projecto Her no Kickstarter...

Para quem viu o filme de 2013 com o mesmo nome (Her), a proposta será imediatamente reconhecida. Tal como no filme, a ideia é criar uma assistente que poderá interagir connosco e aprender com as nossas acções, sendo uma verdadeira "pessoa virtual" com a qual poderemos falar. Essa é a ideia; a grande incógnita é saber se o conseguirão concretizar.

Há muitas equipas a trabalhar em sistemas deste tipo, e não há como evitar pensar se uma pequena equipa como esta será capaz de fazer aquilo que empresas como a Apple, Google, e grupos como o que criaram a Siri, ainda não conseguiram fazer nestes moldes. Para além disso, nesta área da inteligência artificial, há uma ténue linha que separa a "inteligência aparente" da inteligência realmente útil. Por exemplo, basta começar a fazer alguns pedidos um pouco mais complexos à Siri para imediatamente percebermos as suas limitações básicas no seu "entendimento"; e esta Her poderia não passar de uma ELIZA que pode dar a aparência de conseguir falar com uma pessoa, quando na realidade não tem qualquer noção do que está a fazer.

Mas... nunca se sabe quando um grupo pequeno e "desconhecido" poderá fazer aquilo que grandes empresas não conseguiram. De qualquer forma, a angariação no Kickstarter parece não estar a correr muito bem para este projecto, pois ainda nem sequer conseguiram angariar 1000 euros (dos 50 mil euros pretendidos).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)