2015/10/06

Microsoft apresenta Lumia 550, 950, Surface Book, Surface Pro 4, Band e HoloLens para developers

A Microsoft tinha prometido novidades para este seu evento de Outubro e cumpriu, com uma dose de novidades para todos os gostos, que vão dos wearables aos óculos de realidade aumentada, sem esquecer os smartphones, tablets e portáteis.

Neste mega evento centrado na versatilidade dos dispositivos com Windows 10, comecemos pelos smartphones.

Os Lumia 950 e 950XL ocupam o topo da classe Lumia, com ecrãs de 5.2 e 5.7" (2560x1440), 3GB de RAM, CPUs octa-core e hexa-core, câmara de 20MP com triple LED flash, câmara frontal de 5MP, e claro... Windows 10 com acesso à Cortana, Continuum, e tudo o mais. A acompanha-los temos o Microsoft Display Dock, que permite ligar a sua porta USB-C para o ligarmos a um monitor, e assim usar o smartphone como se fosse um PC (mas podendo continuar a usar-se o smartphone como telefone enquanto no monitor se trabalha no modo Continuum.) Os preços começam nos $549 e $649.

Para quem não quiser gastar tanto dinheiro, o Lumia 550 trata disso. Com um ecrã de 5", 1GB de RAM, 8GB de flash, câmaras de 5MP e 2MP, e com preço a começar nos $139.


Depois seguiu-se a nova Microsoft Band, que agora conta com ecrã curvo e espessura mais reduzida, e que para além do GPS e sensor de ritmo cardíaco que já existia na primeira versão, conta agora com um barómetro e pode medir o nível VO2Max sobre o processamento de oxigénio pelo corpo. (O preço sobre dos $199 para os $249.)




Para os fãs dos Surface, temos também o novo Surface Pro 4, mais leve, mais fino, mas mais poderoso que nunca e com direito a uma nova Surface Pen com "borracha" para apagar e 1024 níveis de sensibilidade à pressão (e prendendo-se magneticamente ao Surface para ser arrumada). Os preços começam nos $899 mas caso optem pela versão com 1TB e 16GB de RAM, certamente que custará "um pouquinho mais". Também conta com um sensor de impressões digitais no teclado.




Algo inesperado, para além do Surface a MS apresentou-nos um novo portátil: o Surface Book. Um modelo que pretende dar resposta a quem dá preferência aos portáteis em vez dos tablets, embora se trate de um portátil que permite que o seu ecrã seja removido e funcione com um tablet.

Temos um ecrã de 13.5" PixelSense, CPU Intel Skylake, GPU Nvidia (na base-teclado), storage PCI-Express, e a MS promete uma autonomia de 12h. Os preços começam nos $1499.



E por fim o HoloLens, os óculos "revolucionários" da MS, mas cujo preço para os developers será uma boa indicação de como ainda estão distantes do público. Os HoloLens irão ficar disponíveis por $3000 para os interessados, em 2016. É um boa aposta sem duvida (e necessária) mas ainda teremos que esperar por mais uma ou duas gerações até que isto se comece a aproximar de valores "aceitáveis".

4 comentários:

  1. Para quem gosta de Windows, isto tem muito bom aspeto!

    ResponderEliminar
  2. Mas será que, mesmo no telefones de baixa gama, já não se utilizam ecrãs com menos de 5''? Será que já não há mercado para telefones um pouco mais pequenos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato. Vou adquirir um aparelho para me fazer companhia durante a prática de desporto e o único que satisfaz as minhas necessidades (o que inclui um ecra pequeno) é o Lumia 435, mas pelo que vejo, a qualidade das cores do ecrã deixam muito a desejar.

      Eliminar