2015/10/06

Notícias do Dia

As novidades do Android 6.0 Marshmallow; o Tribunal de Justiça da UE invalida pacto de transferência de dados entre UE e EUA; a Rússia quer que o Google deixe de interferir com o que se pode instalar nos Android; e o Tumblr fecha as portas à web com blogs só visíveis através da sua app.

Esta semana já temos um novo gadget para te oferecer: um adaptador de DVD para SSD para portáteis; e já de seguida as habituais notícias do dia.


iOS 9.0.2 já permite o app slicing para reduzir tamanho das apps




Uma das novidades do iOS9 era a funcionalidade de app slicing, que permite reduzir o tamanho das apps evitando descarregar as partes da app dispensáveis (código de 64 bits nos iPhones de 32 bits; conteúdos de alta-resolução em iPhones com ecrãs de baixa-resolução; e vice-versa). Funcionalidade que infelizmente veio acompanhada de um bug que impediu a sua utilização até agora. Com o iOS 9.0.2 o problema fica resolvido, e os utilizadores poderão finalmente começar a poupar espaço sempre que instalam uma app no seu iPhone ou iPad.


Sony Xperia Z4v da Verizon não passou de vaporware



Eis mais um exemplo que nos relembra que não basta atirar uma notícia para o ar, se depois não resultar em algo concreto. O Xperia Z4v feito para Verizon prometia ser uma versão de topo, com ecrã de 5.2" (2560x1440), Snapdragon 810, 3GB RAM, e câmara de 20MP. No entanto os meses foram passando, e passando, sendo que agora se tornaria ridículo lançar um "Z4" topo de gama numa altura em que a Sony já lançou os novos Z5 - e como tal, o Xperia Z4v nem chegará a ver a luz do dia.

Recomenda-se que as marcas e operadores tenham em conta os prazos reais para a chegada de produtos ao mercado, antes de se aventurarem no seu lançamento mediático.


Sony separa divisão de sensores de imagem em empresa independente



Nas grandes empresas não param as "reorganizações", e o no caso da Sony isso fez com que a bem sucedida divisão dos sensores de imagem, que equipam a grande maioria dos smartphones mais desejados, tenha agora direito a ser uma empresa "separada", embora continuando a operar sob o grande grupo da Sony.

Uma decisão que pretender dar maior autonomia e dinamismo a esta secção, e também facilitar a contabilidade para se saber se o negócio continua a progredir a bom ritmo sem ver as suas contas misturadas com a de outras divisões.


YouTube para iOS renovado e com edição de vídeo



A app do YouTube para iOS foi renovada, contando agora dividindo os conteúdos em três secções (Início, subscrições, conta) e também com novas ferramentas para edição de vídeo - embora me parecesse que fizesse mais sentido não complicar a app normal do YouTube com este tipo de coisas, deixando isso para a sua app de "criação e edição" de vídeo.

Também ausente está qualquer capacidade para funcionar em multitasking no iOS9, impedindo a sua utilização em modo "lado a lado", ou manter o vídeo visível em janela flutuante.


Curtas do Dia



Resumo da Madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)