2015/10/05

Android 6.0 Marshmallow já disponível para os Nexus


Tal como tinha sido prometido pelo Google, o novo Android 6.0 Marshmallow já está disponível nas imagens oficiais para os dispositivos Nexus.

Depois de ficarmos a conhecer os novos N5X e N6P, o ponto alto que se seguia era a chegada desta nova versão do Android que vem com bastante melhorias, que se farão notar também a nível da eficiência energética, permitindo prolongar a autonomia dos nossos smartphones durante bastante mais tempo.

Embora seja uma questão de tempo até que este Android 6.0 chegue aos Nexus por intermédio de uma actualização OTA (Over the Air) que permitirá fazer a actualização sem perder os dados, quem não quiser esperar poderá dar um salto ao site do Google e descarregar a versão do Android 6.0 para o seu Nexus para fazer uma instalação manual. Este método implicará fazer uma limpeza total do equipamento, mas isso é algo que muitos não se importam de fazer para evitarem as muitas semanas (ou meses!) de espera até que a notificação da actualização lhes chegasse.

Claro que há que ter em conta o "pormenor" de que a chegada do Android M marca também o fim das actualizações para o Nexus 4, Nexus 7 de 2012, e Nexus 10, que não irão ter direito a actualização para a mais recente versão do Android (pelo menos, não de forma oficial.)

... Como sempre, nestas coisas das actualizações, há também que pesar os potenciais riscos de saltarem para uma nova versão. Se se tratar de um dispositivo do qual dependem no vosso dia a dia, não será mal pensado aguardarem um pouco para ver se há algum bug de última hora que cause problemas (mas no caso de ser um smartphone secundário em que podem arriscar este tipo de experiências... as preocupações serão menores. :)

5 comentários:

  1. Também a flashar no N5 e no N7 :D

    ResponderEliminar
  2. Flashado desde ontem, tinha a preview 3, não ficou bem fazendo actualização, tive de instalar de raiz.
    Mais uma vez dou a dica: para fazer actualização sem ter de fazer o reset do telefone podem editar o ficheiro flash-all.bat com o notepad++ e apagar numa das linhas "-w". Só se apaga mesmo o "-w" da linha.
    Sem o "-w" não faz wipe, tenho feito quase sempre assim e corre sempre bem, desta vez como vinha de um preview tive diversos erros e acabei por instalar pelo modo normal com o flash-all.bat.

    ResponderEliminar
  3. nao consigo flashar.da me erro de falta de ficheiros...

    ResponderEliminar
  4. Dá erro em dois ficheiros com extensão .sig ?
    Acho que é isso, sempre deu.
    É deixar andar, ao fim de 1 ou 2 minutos passa à frente e instala tudo.

    ResponderEliminar