2015/10/05

Notícias do Dia

O iPhone 6S é (secretamente) à prova de água; MEO vai passar canais analógicos (sem Box) para digital em Novembro; um revisitar do Android: passado, presente e futuro; o Cosmic Watch é um relógio que nos faz querer ver o tempo a passar; Japão quer táxis sem condutor já em 2016; a segunda geração dos trackers bluetooth nacionais Lapa 2 chegam ao Indiegogo; estreamos uma nova rubrica de unboxings da semana; um operador de telecomunicações quer bloquear anúncios na sua rede - a não ser que Google Facebook (e outros) paguem para que a publicidade seja exibida; e um virus benigno que ataca routers para os proteger de malware.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de responder à última pergunta que vos pode valer um microfone para o smartphone ou câmara e que melhorará a qualidade dos vossos registos sonoros e de vídeo.


GitHub mais seguro com autenticação "2 factor" e chaves YubiKey




A segurança é algo que não se pode descurar no mundo digital de hoje, e os utilizadores do GitHub podem agora contar com suporte para o sistema universal de autenticação "2 factor" (U2F), e com uma parceria com a Yubico para facilitar o acesso e uso das suas YubiKey.

Continuo a achar mais cómodo usar o smartphone como dispositivo adicional de autenticação do que recorrer a mais um dispositivo (que ainda por cima se pode perder com relativa facilidade), mas... para quem não quiser ficar dependente do smartphone e preferir uma chave física. É uma excelente opção. (E não se esqueçam que podem usar as YubiKeys com suporte FIDO para autenticação em outros serviços que usem U2F, como o Google e Dropbox.)


Apps do SAPO dão donativos a instituições sociais em Outubro



Descarregar uma das apps gratuitas do SAPO durante o mês de Outubro vai valer €0,50 que reverterá a favor de diversas instituições sociais. As apps são o SAPO Jornais, SAPO Desporto, SAPO Promos, SAPO Cinema, SAPO Sabores e SAPO Astral, sendo cada uma delas apadrinhada por um(a) embaixador(a) que terá a seu cargo escolher a instituição social a que a doação se destina.

Uma excelente forma de incentivar o download destas apps, e simultaneamente ajudar os que mais precisam.


IBM cria transístores de nanotubos de carbono



Com a miniaturização dos transístores de silício a começar a chegar ao seu limite, teme-se que chegue ao fim a progressão ditada pela Lei de Moore. Mas parece que, mais uma vez, a comunidade científica encontra formas de garantir a evolução, desta vez com cientistas da IBM a demonstrarem transístores feitos com nanotubos de carbono e que potencialmente permitirão criar chips muito mais eficientes e mais rápidos que os actuais.

... Só falta resolverem-se os problemas associados à dificuldade na sua produção.


Micro-robots voadores também já conseguem nadar


Se a ideia de ter micro-robots do tamanho de insectos a voar não for suficientemente assustadora, que tal se agora eles também forem capazes de nadar? É isso que os minúsculos RoboBee aprenderam a fazer... e a única coisa que ainda nos deixa descansados é o facto de não existir (ainda) tecnologia suficiente para baterias que lhes permitam movimentar-se autonomamente, obrigando a que andem agarrados com pequenos fios condutores. :)




Google troca "Don't be evil" por "Do the right thing"


O Google era conhecido por ter um "Don't be evil" no seu código de conduta; mas com a sua transição para o mais versátil e multifacetado Alphabet, esse conceito também foi alvo de revisão, tornando-se agora num "do the right thing" (faz o que é correcto).

Uma mudança que poderá ser encarada com naturalidade, mas que não deixa de ser interpretada por alguns como permitindo uma maior amplitude de acções: como o facto de agora o Google ficar livre para fazer coisas más... se achar que isso é o mais correcto. Esperemos que não seja o caso, mesmo sabendo-se que, seguramente, nem todas as suas decisões serão do agrado de todos - como sempre foi o caso.


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada











Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)